A fim de incentivar a doação de sangue, a regional do Sindpd em Araraquara está iniciando a Campanha "Doe Sangue, Doe Vida" para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho. O objetivo é, além de promover a conscientização, preencher o banco do Hemonúcleo da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).
Dados da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), braço da OMS (Organização Mundial de Saúde) nas Américas, revelam que o Brasil doa proporcionalmente menos do que outros países da região, como Argentina, Uruguai ou Cuba. No entanto, seis em cada dez doadores (59,52%) são voluntários (ou espontâneos, aqueles que doam com frequência sem se importar com quem vai receber o sangue). É uma rede de solidariedade que deve continuar.
A iniciativa da Regional de Araraquara tem como meta conscientizar a população da importância da doação voluntária. "Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o percentual ideal de doadores de um país deve ser de 3% a 5% do total da população. No Brasil, o índice não chega a 2%", afirma o diretor Daniel Forini.
Vale lembrar que a campanha de incentivo será encerrada no dia 30 de junho, mas o hemocentro e os milhares de pacientes precisam de doadores o ano inteiro.
Quem pode doar?
Podem contribuir pessoas com idade entre 18 e 65 anos, com peso superior a 50 quilos e que tenham boa saúde e hábitos saudáveis. Para participar, basta ir até o hemocentro, localizado na Rua Expedicionários do Brasil, 1621 – Araraquara/SP, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
É importante que o doador não esteja em jejum e que tenha repousado ao menos por seis horas na noite anterior, além de não ingerir bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos. Recomenda-se a apresentação de documento com foto.
Serviço
HEMONÚCLEO DA UNESP
End.: Rua Expedicionários do Brasil, 1621 – Araraquara
Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e sábados das 8h às 12h
E-mail: [email protected]
Tel. (16) 3301-6102
NULL