Na última sexta-feira (21), foi realizada a terceira reunião que irá definir os termos do Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017 a Unisys. Com data base em maio, o acordo está em negociação. João Antonio Nunes, vice-presidente do Sindpd, reafirmou o compromisso do Sindicato com os trabalhadores. Segundo ele, o momento pede tranquilidade e sensatez para que direitos sejam mantidos e conquistas consolidadas. "A gente está atento a esse prazo, mas não podemos nos precipitar nesse momento. É um momento diferente, estamos fazendo a junção de duas convenções e tentando garantir que os direitos de cada uma delas sejam mantidos. Compreendemos o anseio e a expectativa dos empregados e por isso estamos conduzindo a negociação com firmeza", ponderou João Antonio Nunes. As soluções apresentadas pela Diretoria procuram conciliar as propostas da Unisys e da Datamec com a Convenção Coletiva do Sindpd. "Estamos buscando compatibilizar esses três acordos para passar por essa fase de transição", esclareceu.
Na reunião realizada no último dia 21, as cláusulas econômicas ficaram pendentes. Conforme explica Celso Lopes, a proposta apresentada pela empresa foi considerada insuficiente pelo Sindicato. A empresa manteve o índice de 9,3% de reajuste salarial, ante um pedido de 14% feito pelo Sindpd. Além de não atender à proposta inicial, o valor sugerido fica abaixo da inflação do período. "Temos pressa em firmar o acordo, mas antes precisamos garantir o melhor reajuste possível para os trabalhadores", ratifica o diretor do Sindicato. Paulo Roberto de Oliveira, secretário de finanças do Sindpd, também participou das negociações. A próxima reunião para debater o Acordo Coletivo de Trabalho será agendada em breve.
A empresa, cuja principal atividade é ligada à tecnologia da informação, passou a fazer parte da base do Sindpd recentemente. Com a incorporação da Datamec pela Unisys, aproximadamente 800 trabalhadores passaram a ser representados pelo Sindicato.
NULL