Em assembleia realizada na Synchro Sistema da Informação, em São Paulo e na filial de Campinas, foi aprovado, pela maioria dos votos, o novo Acordo Coletivo de Trabalho que garante a redução da jornada de funcionárias que tenham voltado de licença-maternidade. A concessão permite que as mães trabalhem menos horas por semana até que a criança complete 1 ano de idade.
De acordo com Pedro Saldanha, que conduziu a reunião em São Paulo, junto com a também diretora do Sindpd Sue Ellen Naka, o benefício permite que a empregada opte por trabalhar 30 horas ou 20 horas semanais. "As funcionárias têm duas opções de redução da jornada, que podem ser solicitadas até dez dias antes do retorno às suas atividades. E essa conquista é fundamental para as mulheres que querem continuar acompanhando a rotina de seus bebês, mas que ainda assim não deixam a vida profissional de lado. Após a licença-maternidade, a mãe que trabalha fora precisa ajustar a rotina, porque, diferentemente de anos atrás, hoje a maioria das mulheres são as únicas responsáveis pela criação dos filhos e pela renda familiar, por isso esse tipo de acordo se torna cada dia mais necessário", argumentou Saldanha.
O diretor ressaltou ainda que a empresa ajustará o salário da trabalhadora proporcionalmente, considerando a opção de horas trabalhadas, porém fica assegurado pelo ACT que os benefícios extrassalarias permanecem sem redução.
Os trabalhadores de Campinas e São Paulo aprovaram ainda o reajuste de 10% nos valores do vale-refeição e vale-alimentação. Duzentos e quinze empregados serão contemplados pelo benefício. "Temos que comemorar mais uma conquista, porque o Sindpd conseguiu junto à empresa essa garantia", comentou Loide Belchior que acompanhou a assembleia em Campinas.
"Esses benefícios são maravilhosos, pois entendemos que as mães conseguem estar mais próximas dos filhos nesse período de desenvolvimento que é tão importante, e em relação ao aumento do auxílio-refeição e alimentação, é mais uma conquista para os profissionais", concluiu José Gustavo Oliveira, secretário-geral do Sindpd.
,,,,,,,,,