Para fechar com chave de ouro o cronograma de celebrações voltados ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, o Sindpd realiza uma homenagem para as trabalhadoras de tecnologia da informação de São Paulo: nos dias 25 e 26 de março, o Teatro Renaissance foi reservado para as associadas assistirem ao monólogo “Uma Shirley Qualquer”.
Dirigida pelo renomado ator e diretor Miguel Falabella, a peça tem como estrela principal a atriz Susana Vieira, que vive a protagonista Shirley Valentim.
A comédia original estreou em 1986 como “Shirley Valentine”, de Willy Russel, e conquistou plateias do mundo inteiro. A montagem brasileira do espetáculo tem um toque especial e passeia sobre o ser humano e as relações familiares com personagens que levam o espectador da gargalhada ao nó no peito em questão de segundos. “O humor é a forma mais verdadeira e humana de chegar ao coração das pessoas”, exalta Falabella.
Susana Vieira apaixonou-se pela peça à primeira leitura. “Quando Miguel me entregou o texto, fiquei encantada, fascinada pelo humor da personagem, pela força e coragem que ela tem de ir atrás da felicidade. Shirley vai à luta. Todas nós mulheres temos várias coisas dela, por mais diferentes que possamos ser”, afirma a atriz. Apesar da dureza da vida, Shirley jamais perde o bom humor. E tem a parede e a plateia como seus confidentes. “É um monólogo, mas não me vejo sozinha em cena, seremos o público e eu”, comenta.
Como participar
Serão dois dias de espetáculo: 25 e 26 de março, às 21h e às 18h30, respectivamente. Basta escolher o melhor dia para você e reservar o seu lugar. Clique aqui e faça agora sua inscrição. As associadas terão direito a um acompanhante.
A peça
A personagem, casada e mãe de dois filhos, se vê dividindo angústias com a parede, sua companheira de todas as horas. Ela busca entender aonde foram parar seus sonhos e o que aconteceu com sua vida.
Shirley está cansada da indiferença do marido, Joel, cuja principal preocupação é saber se terá carne no jantar. Os filhos Milandra e Jorge cresceram e só se lembram da mãe na hora dos problemas. Quando sua melhor amiga, Wanda, a presenteia com uma viagem para a Grécia, Shirley cria coragem e embarca escondida de Joel. É um voo rumo à liberdade, à possibilidade de reencontro com a menina sonhadora e cheia de vida que Shirley foi um dia.
A parceria entre a atriz e Miguel tem uma longa história e rendeu um dos maiores sucessos do teatro brasileiro, “A Partilha” (de 1990), que gerou uma bem-sucedida continuação: “A Vida Passa”. “Eu e Susana tivemos um encontro de vida e estamos sempre juntos, é uma festa”, vibra Falabella. “A minha vida artística se divide antes e depois dele. Tenho uma carreira muito feliz, mas, fazendo “A Partilha”, ele nos uniu para sempre. É um prazer imenso, porque ele é um grande diretor, que tira o que o ator tem de melhor. E, como somos dois comediantes, damos risada de tudo o tempo todo. Temos o mesmo tempo de comédia. Somos amigos para sempre”, festeja Susana.
Ficha técnica
“Uma Shirley Qualquer”
Direção: Miguel Falabella
Duração: 80 minutos
Teatro Renaissance
Endereço: Alameda Santos, 2233 – Cerqueira César
Datas: 25 de março (sábado), às 21h; 26 de março (domingo), às 18h30.
Recomendação: 12 anos.
NULL