A celebração do Dia Internacional da Mulher já se tornou tradição entre as associadas do Sindpd. Em São José dos Campos, a comemoração é realizada desde 2009. No último dia 18, o clássico jantar na Cantina Gadioli chegou à 5ª edição.
Localizada na cidade de Taubaté, a Cantina Gadioli faz parte do distrito de Quiririm, centro turístico e gastronômico com forte influência europeia, reconhecida como a primeira colônia italiana do Vale do Paraíba. Com a presença 120 pessoas, entre associadas e acompanhantes, a noite foi marcada pelo cardápio típico – que inclui deliciosas massas e carnes – e pela apresentação de música ao vivo – característica da cantina, que conta com a presença de artistas locais para animar o ambiente.
A procura pelo jantar, conforme conta Oscar de Azevedo Nolf, só aumenta a cada ano. “Desde o início de fevereiro já somos indagados pelas trabalhadoras que buscam saber a data em que o jantar será realizado”, diz o diretor do Sindpd. Dessa vez, o evento reuniu trabalhadoras de diversas empresas abrangidas pela regional de São José dos Campos, tais como: Sonda do Brasil, GSW Software, Tivit, Prosoft, Nassif, Algar TI, Onset, Serpro, ACS e Prodesp. Associadas e acompanhantes vindos de Jacareí, Caçapava, Taubaté e Pindamonhangaba marcaram presença na comemoração.
Quem participa pela primeira vez do Dia Internacional da Mulher promovido pelo Sindpd retorna nos anos seguintes. É o caso de Márcia Bianchi Alves, associada há quase três anos. A funcionária da GSW Software elogiou a preocupação do Sindicato ao promover o evento voltado às mulheres. Além de poder aproveitar a noite ao lado do marido, o ambiente agradável e a organização foram os pontos fortes da noite. “Acho que é uma maneira carinhosa do Sindpd demonstrar o reconhecimento e a importância dessa data”, afirma. Sobre a atuação do Sindicato, Márcia elogia a postura da Diretoria. “Eles estão sempre muito preocupados com o bem-estar dos trabalhadores, primando pela manutenção e evolução dos direitos adquiridos”, avalia.
Organizar uma comemoração voltada exclusivamente às mulheres é uma das maneiras de o Sindicato reconhecer a importância dessas profissionais para o setor de TI. Apesar de ser considerada uma área dominada por homens – o Censo de 2010, pesquisa mais recente sobre a representação das mulheres em TI, revelou que elas representavam apenas um quarto do total na profissão – a participação feminina no setor de tecnologia tem sido crescente nos últimos anos.
“É bastante notória a maior participação da mulher no ambiente profissional de TI e, na mesma proporção, no quadro de associados do Sindicato. O evento é oferecido para dar às associadas a certeza que as mulheres recebem atenção especial do Sindpd, entidade que entende e participa da luta por uma sociedade igualitária, onde homens e mulheres caminhem juntos”, reafirma Oscar Nolf. João Baptista Domingues Neto, diretor do Sindpd, também participou da comemoração.
NULL