O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2018 da Unisys teve um novo capítulo na manhã desta sexta-feira (1), quando representantes da empresa, depois de cinco meses da última reunião, se encontraram com os diretores do Sindpd Celso Lopes, Paulo Roberto de Oliveira e João Antonio Nunes (vice-presidente), na sede da entidade e fecharam proposta do acordo, que será levada em assembleia para aprovação dos trabalhadores.
A pauta prevê a renovação do último acordo, sem perda de direitos e reajuste de 2%, retroativo a maio de 2018.
“A proposta foi positiva, ainda mais passado todo este tempo de negociação, pois havia uma intransigência da empresa no sentido de retirar direitos. A resistência do Sindicato foi importante, mas a paciência e o apoio dos trabalhadores, que reconheceram a luta do Sindpd, foram fundamentais neste processo todo, pois conseguimos garantir um acordo sem que se perdessem direitos conquistados e com um aumento real”, disse Celso Lopes.
Com data-base em maio, até a quarta rodada de negociações, a empresa apresentou propostas que retiravam direitos dos trabalhadores e ainda responsabilizou o Sindpd, por meio de comunicados internos, pelo não fechamento do acordo.
Durante a quinta-rodada, a empresa também mostrou interesse na renovação do ACT de 2019, mas o Sindicato acredita que os índices propostos não se aproximam do ideal.
“A empresa manifestou interesse em renovar 2019, que só venceria em maio. Porém, o que foi ofertado está longe de uma boa proposta. Agora faremos uma assembleia deliberativa para o ACT 2018 e informativa para oACT de 2019, onde também daremos informações sobre a Participação no Lucros e/ou Resultados (PLR) de 2018”, completou Lopes.
Histórico
Unisys não cumpre acordo firmado com o Sindpd
4ª rodada de negociação
ACT da Unisys continua sem definição
3ª rodada de negociação
Negociação com Unisys continua
2ª rodada de negociação
Segunda reunião com Unisys apresenta avanços, mas negociação do Acordo Coletivo de Trabalho continua
1ª rodada de negociação
Unisys propõe retirada de direitos no Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2019
NULL