O Sindpd-SP fez um protesto bem-humorado em frente à sede da multinacional francesa Capgemini nesta sexta-feira (14), por conta de denúncias de descumprimento de itens da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria dos profissionais da Tecnologia da Informação (TI).
A ação chamou a atenção dos funcionários da gigante francesa, que conversaram com agentes do Comitê de Operações Especiais (C.O.E) do Sindpd-SP. As principais denúncias dos trabalhadores apontam para uma postura que envolve o confisco de parte do VR dos funcionários, pagamento de PLR ínfimo para os trabalhadores, práticas antissindicais, quarteirização e pejotização.
A principal denúncia é de que a empresa descontou 10% do valor do vale-refeição/vale-alimentação dos funcionários nos últimos 5 anos, uma diferença do que deveria ter sido pago de VR que chega a R$2.700,00.
“Bonjour Capgemini, uma empresa francesa que não está pagando adequadamente o vale-refeición de seus trabalhadores. Queria perguntar para Capgemini se en France, não paga a alimentación que está em la convención francesa”, provocou o célebre personagem francês, Asterix, na sede da Capgemini, em Alphaville (SP).
“As empresas deverão fornecer auxílio refeição e/ou auxílio alimentação no VALOR MÍNIMO DE R$23,93 (vinte e três e noventa e três centavos) por dia, 22 (vinte e dois) dias por mês, quando houver”, diz a CCT, que não está sendo cumprida.
O Sindpd irá notificar a Capgemini por conta deste desconto indevido e já estuda uma ação judicial.
A empresa gosta de exibir o selo de “Great Place to Work” (ótimo lugar para se trabalhar), mas a realidade é bem diferente da propaganda. “Que ‘great place’ é esse que confisca 10% do que o trabalhador utiliza para se alimentar?”, disparou Paulo Cesar de Almeida, diretor-executivo do Sindpd-SP.
Da mesma forma que a nossa CCT autoriza as empresas utilizarem os benefícios do PAT, que possibilita a coparticipação dos trabalhadores com até 20% do valor do vale-refeição, desde 2018, a nossa Convenção garante o valor mínimo do VR já deduzidos os descontos legais.
Além disso, a empresa descumpriu a cláusula por todo o período, acarretando multas previstas na Convenção Coletiva de Trabalho. Outra denúncia se deve ao pagamento de PLR em valor baixíssimo para os funcionários, enquanto engorda os bolsos dos acionistas da empresa.
“Capgemini, ‘great place to’ não pagar PLR justo para os funcionários”, dizia o cartaz exibido por Asterix e Obelix na sede da multinacional.
Se você, trabalhador da Capgemini, tem alguma denúncia contra as práticas da multinacional, nos acione pelos nossos canais em [email protected], pelo WhatsApp (11) 99989-1023.
Para acompanhar as notícias e informações entre em nossa Comunidade da Capgemini pelo link abaixo Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/I7jYGPZkYFx0HGXp8OsU4j
NULL