Nesta quinta-feira (27), a Zup Innovation, do Banco Itaú, se negou a fazer um acordo em audiência ocorrida na 33ª Vara do Trabalho de São Paulo, em ação impetrada para evitar demissões em massa sem a participação sindical, como denunciado pelos funcionários da empresa.
A ação é de autoria do Sindpd, em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de Uberlândia-MG (SINTTEC) e a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Processamento de Dados, Serviços de Informática e Tecnologia da Informação (FEITTINF).
Em maio, o sindicato denunciou a empresa no Ministério Público do Trabalho (MPT) pelas dispensas em massa já promovidas na empresa sem a participação do sindicato, em flagrante desrespeito à decisão do Supremo Tribunal Federal, neste sentido.
Uma nova leva de demissões estaria prevista para o início de agosto e o Sindpd entrará com um pedido de tutela antecipada para que a Justiça do Trabalho impeça a empresa de promover essas novas demissões sem a participação sindical no processo. A empresa nega as demissões, mas o clima de dispensa coletiva ronda os corredores da empresa, fazendo com que os trabalhadores se sintam pressionados e com medo.
A Zup foi fundada em Uberlândia (MG) em 2011 e foi comprada pelo Itaú Unibanco em 2019, por aproximadamente R$ 500 milhões. Atualmente, a Zup-Itaú possui cerca de 3 mil profissionais de tecnologia em seu quadro de funcionários.
Se você é trabalhador da Zup-Itaú e está passando por alguma situação parecida ou tem alguma denúncia por descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), denuncie para o Sindpd pelo e-mail [email protected] ou pelo Whatsapp (11) 99989-1023.
NULL