Nesta quarta-feira (23), integrantes do Sindpd-SP foram à Zona Norte da capital paulista para apresentar para trabalhadores da região o Sindplay, plataforma de formação de capacitação profissional lançada pelo sindicato na última semana.
Apelidado pela mídia especializada de “Netflix do TI”, o Sindplay é fruto de uma iniciativa inovadora do Sindpd diante do cenário de escassez de mão-de-obra qualificada no setor de tecnologia da informação.
Entre os locais visitados, está uma das sedes da Stefanini, no bairro de Santana. Os associados ao sindicato têm acesso gratuito ao streaming, que possui a meta de formar 40 mil profissionais de tecnologia da informação em dois anos.
Os cursos contêm material de apoio e emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático. A plataforma foi criada em colaboração com a Academia Forense Digital (AFD), e novas parcerias estão em negociação, inclusive com universidades.
Nesta terça, o streaming estreou mais um curso em sua plataforma: o Shell Linux Básico.
São mais de 40 cursos envolvendo diversas áreas de TI como segurança da informação, desenvolvimento de softwares, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais.
O evento de apresentação e lançamento do Sinplay contou com a presença de representantes de mais de 100 empresas do setor, com excelente recepção e repercussão.
“Cada empresa tem sua cultura, cada empresa tem as suas necessidades, e o Sindpd percebeu e entendeu esse movimento. A plataforma pode fazer com que as empresas se aproveitem desse momento para capacitar os seus empregados sem precisar ‘pegar’ no mercado, porque o mercado custa caro”, pontua Marcelo Torres, dono de uma empresa que presta consultoria de RH para grandes empresas do mercado brasileiro.
NULL