O Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) recebeu uma série de denúncias de trabalhadores, que relatam diversas irregularidades cometidas pela Inmetrics na relação com seus empregados. A principal delas é o fato de que a empresa se nega a pagar um valor de Participação em Lucros e Resultados (PLR) aos empregados.
Empresa com mais de duas décadas de existência, com posicionamento de ser a líder na América Latina em Eficiência Digital, reconhecimento por excelência em Engenharia de Software e Cloud, não reflete reconhecimento justo ao seu quadro de funcionários.
LEIA: ‘Sincerão’ do trabalhador de TI: chegou a hora de mandar o seu patrão para o ‘paredão’
A empresa também se coloca em destaque por ser a primeira consultoria em tecnologia do Brasil a integrar IA em todo o seu portfólio de serviços e com esses destaques:
A Inmetrics paga aos seus empregados um “prêmio” uma vez por ano. No entanto, os trabalhadores afirmam que os valores do chamado “prêmio” são irrisórios, insuficientes, que contradizem as questões de sucesso acima, pois, pelas denúncias recebidas, o líquido recebido não realiza um jantar com a família após um ano inteiro de dedicação e entrega.
A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do Sindpd-SP estabelece que as empresas são obrigadas a abrirem negociação com o sindicato para o pagamento de PLR aos empregados, o que não ocorre desde 2020. A prática pode ser enquadrada como descumprimento da CCT da categoria em São Paulo, que está em vigor e tem peso de lei.
Outra reclamação constante é que a empresa de TI possui em seu programa de remuneração um sistema de pontuação no qual os empregados podem escolher quantos “pontos” gastam em cada benefício, como Vale-Refeição ou Plano de Saúde, por exemplo. Segundo os trabalhadores, o referido sistema acaba desvirtuando a remuneração dos empregados, visto que os itens acabam não sendo reajustados com base na inflação oficial.
Além disso, outras denúncias também apontam que a Inmetrics não cumpre a lei que estabelece uma cota de empregados para Pessoas Com Deficiência (PCD?s). Diante da enxurrada de reclamações, o sindicato notificará a empresa para esclarecer todas as questões relatadas pelos trabalhadores.
Se você é trabalhador da Inmetrics e possui alguma denúncia, nos contacte através do nosso canal de atendimento no Whatsapp 11 3823-5600.
NULL