Diante do cenário disruptivo trazido pela revolução digital, as áreas da tecnologia da informação têm se desdobrado rapidamente e criando ramificações no mercado. Assim, ano após ano, nascem novas profissões e tantas outras são impulsionadas pela necessidade de desenvolvimento das novas tendências.
No entanto, a formação de novos profissionais não acompanha o ritmo da expansão tecnológica e não cobre a oferta de empregos nesse setor. Sendo assim, existe uma demanda muito alta por profissionais capacitados que, por sua vez, são escassos no mercado.
LEIA: Sindpd completa 40 anos de luta em defesa dos profissionais de TI de São Paulo
Por isso, trouxemos aqui as principais tendências da área da tecnologia para o profissional que deseja surfar no oceano de possibilidades que a expansão digital promete para os próximos anos.
Áreas da tecnologia da informação em maior crescimento
1 – Cloud
A tecnologia em nuvem está transformando fundamentalmente o ambiente de negócios e se tornou a força motriz que impulsiona a revolução digital e permite escalabilidade, flexibilidade e eficiência de custos. Organizações de todos os tipos ao redor do mundo têm adotado esse tipo de tecnologia, sendo as nuvens públicas como Google Drive, Dropbox e Onedrive suas principais escolhas. Segundo a pesquisa de Gartner, 85% das empresas estarão operando na nuvem até 2025.
A capacidade de processamento de informações em tempo real se torna mais sofisticada quando combinada com a estratégia de Edge Computing. Desta forma, se torna possível atender às demandas da economia digital com maior eficiência e capacidade de resposta em tempo real: ferramenta chave para a competitividade.
Além disso, nuvens híbridas (públicas e privadas) emergem como alternativa ideal de eficiência. Com esse fim, requer-se um sistema de segurança aprimorado que deve proteger fortemente as empresas contra violações de dados e ciberataques e, portanto, a cibersegurança cresce em paralelo e concomitantemente com o investimento nas tecnologias em Cloud, principalmente se combinadas com os mecanismos de inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) que falaremos adiante.
2 – Hiper Automação
As áreas da tecnologia da informação estão em contínuas transformações, ao mesmo tempo em que mantêm e aperfeiçoam tecnologias já consolidadas no mercado de acordo com as demandas e mudanças provocadas pela Revolução Digital.
A hiper automação, por exemplo, é uma combinação de Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e Machine Learning, que estão em franca expansão com o objetivo de simplificar processos complexos, minimizar erros e aumentar a eficiência operacional.
Não existe a pretensão de substituir completamente a capacidade humana, mas cooperar e facilitar tarefas estratégicas e criativas.
Internet das Coisas e mais dispositivos conectados
Segundo a IoT Analytics, a rede global de computadores contará com mais de 27 bilhões de dispositivos conectados até 2025. Diante dessa tendência de crescimento, a internet das coisas (IoT) se destaca como uma das principais tecnologias presentes nos próximos anos.
A IOT (do inglês, Internet of Things) permite que dispositivos de uso comum e cotidiano sejam conectados à internet e computadores. Desta forma, é possível controlar, comunicar e integrar tais objetos através de conexões de rede para compartilhamento de informações em nuvem.
As tecnologias que viabilizam a internet das coisas são: conectividade que garante eficiência de resposta e segurança das informações; computação em nuvem que armazena e processa dados que podem ser acessados de qualquer lugar e/ou dispositivo; machine learning para automatizar processos e conseguir resultados mais assertivos; entre outras.
Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML)
A principal diferença entre os dois termos é que a Inteligência Artificial é uma das mais amplas e crescentes áreas da tecnologia da informação, enquanto o Aprendizado de Máquina (Machine Learning) é uma técnica usada no desenvolvimento da IA.
A Inteligência Artificial (IA) e o Aprendizado de Máquina (ML) seguem liderando as inovações tecnológicas de operação de negócios. A automação de processos, a tomada de decisões e o aperfeiçoamento e personalização da experiência do consumidor são profundamente beneficiados com a implementação destas soluções.
A projeção é de 80% das organizações absorvendo modelos de IA e/ou aplicativos de tecnologia em seus ambientes de produção até 2026.
3 – Tecnologia Sustentável e ESG
ESG é a sigla de Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), que traduz um conjunto de padrões que estabelecem e medem a gestão de uma empresa diante das novas demandas da sociedade. Para além de uma métrica, essas práticas são uma tendência que visam posicionar e validar o papel social e a influência que uma empresa exerce, moldando seu formato de operação.
Assim, a tecnologia sustentável ganha destaque no mercado como peça fundamental no desenvolvimento estratégico das organizações, contribuindo para a redução do impacto ambiental e fortalecendo a importância destas na construção de um futuro digital consciente.
O investimento nessa tendência é, além de necessário diante das crises emergentes, é também inteligente, uma vez que mantém a empresa alinhada com as expectativas e preocupações dos consumidores e investidores quando se trata de responsabilidade corporativa.
Manter-se atualizado sobre as tecnologias que estão em alta ou que têm potencial para se destacar no futuro é uma estratégia eficaz para antecipar problemas, otimizar processos e eliminar o que não está funcionando. Isso permite alinhar uma visão de negócios mais clara e eficiente para 2025 e além.
4 – Blockchain
Embora profundamente relacionada com o Bitcoin por ser o sistema de registro e segurança das transações da moeda digital, o blockchain vem ganhando cada vez mais importância dentro das áreas da tecnologia da informação e cibersegurança pela sua eficácia e preservação das informações compartilhadas.
Atualmente, a tecnologia blockchain transcende o universo das criptomoedas e se tornou uma solução em cibersegurança para as transações de e-commerces, pagamentos PIX, contratos digitais, entre outros. Desta forma, torna grandes movimentações de dados ainda mais seguras, oferecendo maior confiabilidade nas instituições financeiras que fazem uso dessa ferramenta em suas plataformas digitais.
Com o crescimento das transações financeiras digitais, o blockchain tem se tornado um mecanismo imprescindível para o mercado, exigindo assim profissionais qualificados para preencher essa lacuna.
Leia nosso conteúdo sobre Cibersegurança: guia completo para uma carreira de sucesso
Profissões já consolidadas entre as áreas da tecnologia da informação
Na contramão das áreas em franca expansão, há também as tecnologias já consolidadas que centralizam suas principais necessidades na manutenção e atualização. Portanto, precisam igualmente de profissionais qualificados para realizar essas funções.
Veja abaixo as áreas da tecnologia da informação que mais contratam:
– Desenvolvimento de softwares
– Business Intelligence
– Aplicação e integração de sistemas
– Infraestrutura
Associe-se ao Sindpd e tenha acesso a um banco de vagas exclusivos nas áreas de tecnologia da informação, além de dezenas de cursos e certificações para seu desenvolvimento profissional no Sindplay.
NULL