Inteligência artificial – Com o avanço do mercado da inteligência artificial, analistas do Morgan Stanley, do JPMorgan e do UBS Group veem oportunidade em ‘ciclo de alta’ do mercado chinês e avaliam que ganhos com ações estimulados pelo salto tecnológico da empresa DeepSeek continuem.
A startup chinesa que abalou o mercado em 2025 provocou uma nova avaliação sobre as suposições anteriores de que a China estaria ficando para trás na corrida por tecnologias de ponta.
Leia: Crimes virtuais já são a principal fonte de lucro de quadrilhas
“Os investidores globais estão começando a reavaliar a viabilidade de investir da China no campo de tecnologia e IA, após um longo período de atenção limitada”, disseram estrategistas do Morgan Stanley, entre eles, Laura Wang, em nota publicada nesta terça (11). “Esperamos que o momentum se sustente no curto prazo, dado o posicionamento leve dos investidores globais.”
O índice MSCI China subiu aproximadamente 15% em relação à mínima do mês anterior, superando os outros mercados asiáticos em 2025. Um indicador de ações de tecnologia chinesas listadas em Hong Kong entrou em mercado de alta (bull market) na primeira semana de fevereiro.
A expectativa positiva gerou uma onda de ações do lado da compra, atraindo fundos de hedge e gestores, entre eles, a Fidelity International.
A partir da experiência nas disputas pelo 4G, 5G e computação em nuvem, “parece que estamos a menos da metade do rali” impulsionado pela DeepSeek, disseram estrategistas do UBS através de uma nota publicada na quarta-feira (12). A forte liquidez e taxas de juros mais baixas deverão auxiliar as empresas ligadas à IA a se valorizarem de forma significativa, acrescentaram os estrategistas.
Apesar do sentimento de apreensão dos meses passados, um ar de otimismo passou a predominar, deixando para trás os riscos da vitória eleitoral de Trump e as questões econômicas da China.
A analista do Morgan Stanley, Wang, prevê que haverá “divergência nos desempenhos entre companhias de tecnologia e não tecnologia, com esta última categoria sobrecarregada pela pressão deflacionária persistente”.
Por outro lado, estrategistas do JPMorgan ressaltam que os fluxos de fundos para empresas de internet chinesas tiveram desempenhos positivos neste ano, com crescimento após a DeepSeek chacoalhar o mercado. “Vemos uma janela de oportunidade na Ásia nos próximos meses, com outro rali tático na China impulsionando a alta”, apontam.
(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Freepik)