A empresa chinesa BYD (Build Your Dreams) abalou o setor automotivo global pela segunda vez em apenas duas semanas. O fundador do grupo, Wang Chuanfu anunciou, na última segunda-feira (17), o novo sistema de carregamento que pode adicionar até 470 Km de autonomia às baterias da BYD em cinco minutos.
A novidade impacta diretamente o mercado por apresentar uma tecnologia muito mais sofisticada que as concorrentes ocidentais como a BMW e a Tesla, de Elon Musk.
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Com a revelação da chamada Super e-Platform, a BYD assume a frente na corrida mundial da indústria de automóveis pelo desenvolvimento de células de bateria para que veículos elétricos tenham abastecimento tão veloz quanto o de carros movidos a combustão em postos de gasolina.
O anúncio do carregamento ultrarrápido aconteceu duas semanas após a BYD anunciar o novo sistema avançado de assistência ao motorista chamado “God’s Eye”, disponibilizado sem custos adicionais em todos os modelos da empresa.
Segundo a BYD, a nova plataforma tem potência de carregamento de 1.000 kW e suporta até 1.000 amperes, podendo carregar baterias a uma taxa de até 2 km por segundo e adicionar até 470 km de autonomia em cinco minutos.
A BYD superou diversos obstáculos para lançar o sistema de carregamento ultrarrápido, incluindo riscos de segurança, vida útil mais curta das baterias e os custos extras associados à instalação de carregadores super-rápidos.
Dessa forma, acaba o receio dos consumidores de ficarem sem carga em viagens mais longas por conta da demora dos veículos elétricos para carregar se comparados aos carros tradicionais com motores de combustão interna.
Nadando de braçada
Para Shay Natarajan, sócia do fundo de private equity Mobility Impact Partners, a BYD estava usando um sistema de resfriamento de bateria mais sofisticado em comparação com as montadoras ocidentais.
“Isso permite que a bateria atinja a potência máxima de carregamento mais rapidamente e mantenha essa potência máxima por mais tempo durante o ciclo de carregamento, aumentando assim a potência média de carregamento durante o ciclo e permitindo um carregamento significativamente mais rápido”, disse Shay.
Natarajan também afirma que a BYD teria feito melhorias na bateria, provavelmente usando tecnologia de eletrólito sólido combinado com tecnologia “silício no ânodo”. Esses avanços teriam sido responsáveis pelo aumento “significativamente” da taxa de carga e descarga da bateria.
O sistema de supercarregadores da Tesla está entre as maiores redes de carregamento do mundo e foi o motivo pelo qual a empresa se manteve dominante na liderança em veículos elétricos por um bom tempo.
No entanto, as capacidades de carregamento da rede não correspondem à nova tecnologia da BYD. Atualmente os Teslas têm autonomia de 320 km de autonomia com 15 minutos de carregamento. O preço das ações da Tesla despencou mais de 5% após o anúncio da BYD.
No caso da alemã Mercedes-Benz, o carro elétrico mais recente da empresa pode ser carregado para até 325 km em 10 minutos usando uma estação de carregamento rápido. E a rival, também alemã, BMW, promete um novo tipo de bateria com autonomia de 300 Km em 10 minutos de carregamento.
Concorrente chinesa
Para a BYD, o maior desafio está na disputa com outra empresa chinesa, a CATL, que revelou a bateria Shenxing Plus, com tempo de carga equivalente a 1 Km de autonomia por segundo, ou seja, 600 Km em 10 minutos de carregamento.
O sedã Han L e o SUV Tang L, que recebem nomes em homenagem a duas dinastias chinesas, serão o primeiro lote de modelos equipados com o mais recente sistema de baterias. Para o lançamento, a BYD promete instalar cerca de 4.000 carregadores para apoiar a nova tecnologia de carregamento.
Tu Le, fundador da consultoria Sino Auto Insights, disse que o anúncio de carregamento rápido, junto com o God’s Eye, provocou um aumento significativo na pressão sobre as montadoras globais.
Diferente de qualquer outra grande montadora global, a BYD ostenta a propriedade intelectual em tecnologia de veículos elétricos, baterias e carregamento, o que significa que os sistemas podem ser integrados de forma “muito mais fácil e limpa” do que no restante do setor, afirma Le.
“Ser capaz de oferecer essas tecnologias em veículos de mercado de massa é onde está a diferença entre a BYD e todos os outros. A BYD provavelmente colocará algumas marcas globais fora do mercado”, disse.
(Com informações de Financial Times e Folha de S. Paulo)
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