A BYD alcançou vendas superiores a US$ 100 bilhões no ano passado, ultrapassando a Tesla, de Elon Musk, em receita. A montadora chinesa vem conquistando consumidores com uma linha diversificada de veículos elétricos e híbridos, equipados com tecnologia avançada.
Segundo dados divulgados esta semana, a empresa chinesa registrou uma receita de 777 bilhões de yuans (US$ 107 bilhões) em 2024, superando as expectativas do mercado, que projetavam 766 bilhões de yuans. No mesmo período, a Tesla reportou US$ 97,7 bilhões em receita.
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Além disso, o lucro líquido da BYD cresceu 34% em relação ao ano anterior, atingindo 40,3 bilhões de yuans — acima da estimativa de 39,5 bilhões de yuans.
A BYD ascendeu rapidamente ao topo do mercado automotivo chinês, o maior e mais competitivo do mundo em veículos elétricos. Neste ano, a empresa lançou um sistema que permite recarregar baterias para 400 km de autonomia em apenas cinco minutos e incorporou sistemas avançados de assistência ao motorista até em seus modelos mais acessíveis.
O otimismo dos investidores impulsionou as ações da BYD a patamares recordes, com as cotações na Bolsa de Hong Kong subindo cerca de 51% neste ano.
A BYD vendeu praticamente a mesma quantidade de carros elétricos que a Tesla em 2024 — 1,76 milhão contra 1,79 milhão —, mas, ao somar os híbridos, seu volume total salta para 4,27 milhões de unidades, aproximando-se do desempenho da Ford.
A empresa projeta vender entre 5 e 6 milhões de veículos em 2025. O início do ano já foi promissor, com vendas nos dois primeiros meses subindo 93% ante 2024, totalizando 623,3 mil unidades.
Ainda assim, a Tesla mantém uma vantagem clara em valor de mercado: a montadora dos EUA vale cerca de US$ 800 bilhões, apesar da queda de 38% no preço de suas ações este ano. Já a BYD tem uma capitalização de mercado próxima a US$ 157 bilhões.
A montadora norte-americana também gera mais lucro em termos absolutos, com US$ 7,6 bilhões em 2024.
Enquanto a Tesla enfrenta quedas consecutivas nas vendas na China, com cinco meses de recuo anual, a BYD avança. O país segue sendo seu principal mercado, respondendo por quase 15% das vendas de carros de passeio.
A BYD ainda não comercializa veículos nos EUA devido às tarifas impostas a carros chineses, mas expandiu sua presença na Europa, Ásia (Cingapura e Tailândia), Austrália e Brasil.
(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Canva)