Um blecaute extenso atingiu Portugal, Espanha e outras regiões da Europa na manhã desta segunda-feira (28). A operadora espanhola Red Elétrica confirmou a interrupção no país, enquanto a companhia energética portuguesa afirmou que o corte afeta “toda a Península Ibérica”, além de partes da França e Alemanha. Serviços telefônicos e semáforos ficaram inoperantes, e aeroportos realizam procedimentos de embarque “de forma manual” e check-in sem automação.
Em Portugal, há relatos de passageiros presos em composições de metrô, e unidades hospitalares começam a lidar com complicações devido à falta de energia. O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, acionou seu protocolo de emergência, utilizando geradores para manter o funcionamento de áreas críticas, como salas cirúrgicas e UTIs.
Leia: CSB debate impactos da transição tecnológica no futuro do trabalho
O jornal Diário de Notícias destacou que o grupo responsável pela interligação das fornecedoras de energia em Portugal já notificou o Centro Nacional de Cibersegurança. O Instituto Nacional de Emergência Médica do país pediu que a população utilize serviços de saúde apenas em situações urgentes para evitar sobrecarga na rede.
O Incibe segue investigando o episódio para confirmar se houve um ciberataque, embora nenhuma conclusão tenha sido alcançada. De acordo com o ministro da Coesão Territorial português, Manuel Castro Almeida, uma ofensiva digital pode ter causado o blecaute europeu.
“Sei que abrange vários países da Europa – Portugal, Espanha, França e Alemanha e creio que também Marrocos. (…) Coisa em grande escala que, pela dimensão que tem, é compatível com um ciberataque. Mas é uma informação não confirmada”, declarou ele à RTP (Rádio e Televisão de Portugal).
O governo português também formou uma equipe de crise para monitorar a situação e sugere que a origem do problema esteja fora do país.
A Polícia de Segurança Pública de Portugal reforçou o patrulhamento nas ruas para auxiliar no controle do caos no tráfego da capital. Um porta-voz da instituição informou à Agência Lusa que agentes e bombeiros estão ajudando a resgatar pessoas presas em metrôs e elevadores.
Impactos na Espanha e França
Na Espanha, foram acionados protocolos para restabelecer o fornecimento de energia em parceria com empresas do setor. “As causas estão sob análise, e todos os esforços estão concentrados na solução”, afirmou a Red Elétrica. No país, cidades como Madri, Sevilha, Granada, Málaga e Cádiz registraram interrupções.
Na capital espanhola, uma partida de tênis entre Dimitrov e Fearnely no Madrid Open 2025 foi interrompida após uma câmera paralisar sobre a quadra devido à falta de energia. O jogo estava no segundo set quando foi suspenso.
Moradores de Andorra e de áreas francesas próximas à fronteira com a Espanha também relataram quedas de energia. Interrupções pontuais foram registradas até mesmo na Bélgica, segundo atualizações recentes.
(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Freepik)