O Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) e a Comissão de Empregados da IMA (Informática de Municípios Associados) de Campinas divulgaram um comunicado conjunto a respeito do diálogo que tiveram na última terça-feira (6).
“O Sindpd-SP e a Comissão de Empregados da IMA se reuniram para debater os desafios enfrentados pelos profissionais da empresa e, juntos, assumem o compromisso de construir uma unidade de ação em defesa da categoria, com base no diálogo, na escuta ativo e na responsabilidade coletiva”, afirma o comunicado.
LEIA: Sindpd-SP defende transição tecnológica justa em reunião com governo
Durante o encontro, os representantes do sindicato e da Comissão realizaram um balanço dos acontecimentos recentes envolvendo as negociações coletivas com a empresa, especialmente os impasses relacionados ao não cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), às perdas salariais acumuladas e à ausência de benefícios garantidos à categoria.
“Essa nova fase de atuação tem priorizado tanto a luta coletiva pela aplicação da Convenção Coletiva de Trabalho, quanto o atendimento individual e direto aos sindicalizados, acolhendo denúncias, prestando orientação jurídica e ampliando os canais de comunicação”, esclarecem.
Consolidando a nova fase, o Sindpd promove na próxima quarta-feira, 14 de maio, uma plenária virtual com os trabalhadores da IMA com o objetivo de prestar esclarecimentos a respeito das negociações com a empresa e os próximos passos a serem dados para garantir seus direitos.
A plenária será realizada a partir das 18h30 e o link para participar já foi enviado aos trabalhadores por e-mail.
SAIBA MAIS: Plenária com trabalhadores da IMA é antecipada!
Confira abaixo o comunicado conjunto completo:
“O Sindpd-SP e a Comissão de Empregados da IMA se reuniram para debater os desafios enfrentados pelos profissionais da empresa e, juntos, assumem o compromisso de construir uma unidade de ação em defesa da categoria, com base no diálogo, na escuta ativo e na responsabilidade coletiva.
Deixamos claro que essa atuação conjunta não é contra a empresa, nem contra sua direção, mas sim em defesa dos trabalhadores da IMA, profissionais que são, de fato, os responsáveis pelo crescimento, funcionamento e pela própria existência da empresa ao longo dos anos.
O Sindpd reconhece que, em alguns momentos no passado, houve falhas no acompanhamento mais próximo da realidade do IMA, mas reforça que está em curso um processo de reformulação e reconstrução do vínculo com os trabalhadores, iniciado com a nova gestão eleita em novembro do ano passado.
Essa nova fase de atuação tem priorizado tanto a luta coletiva pela aplicação da Convenção Coletiva de Trabalho, quanto o atendimento individual e direto aos sindicalizados, acolhendo denúncias, prestando orientação jurídica e ampliando os canais de comunicação.
No atual cenário, estamos engajados em uma luta justa e legitima que inclui:
- A recuperação das perdas salariais causados pela não aplicação dos reajustes das CCTs anteriores;
- O pagamento do auxílio home office aos profissionais em regime remoto;
- A reversão da redução legal de jornada e salário dos trabalhadores locados na área da saúde, realizada sem qualquer negociação coletiva com o sindicato
- E a valorização das condições de trabalho e dos benefícios conquistados ao longo das últimas décadas
Para que essa luta avance, é essencial a participação e o apoio direto dos trabalhadores da IMA.
Por isso, fazemos um apelo: filie-se ao Sindpd. Sua filiação não é apenas um ato formal, é uma demonstração clara de que você apoia essa causa e quer fazer parte de uma mobilização coletiva por respeito, valorização e justiça no ambiente de trabalho.
O Sindpd oferece hoje diversos benefícios que muitos trabalhadores da MA ainda não conhecem ou não estão tendo acesso por não serem sindicalizados como atendimento jurídica, assistência em questões trabalhistas, convênios e ações de formação e bem-estar.
Juntos, Sindicato e Comissão acreditam que é possível transformar essa realidade. Com união, diálogo e participação ativa da categoria, construiremos conquistas reais e duradouras.
Contem com a gente. Nós contamos com vocês.”