Sindpd aposta em formação sindical – Avançando em seu processo de reestruturação e modernização, o Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) está investindo pesado em cursos de formação sindical para funcionários e diretores do sindicato.
O Sindpd firmou uma parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), que ministrará cursos sobre variados temas relacionados à atividade sindical para trabalhadores, trabalhadoras, diretores e diretoras do sindicato.
“O Sindpd está avançando em diversas frentes e, claro, estamos investindo no nosso principal ativo: as pessoas. São diretores e trabalhadores que dedicam suas vidas à luta em defesa dos trabalhadores da categoria, e que merecem esse investimento para que se tornem cada vez mais capazes para desempenharem suas atividades”, explica Antonio Neto, presidente do sindicato.
O primeiro curso ministrado pelo Dieese tratou de questões relacionadas à comunicação e às expressões verbal e corporal, auxiliando os profissionais a terem maior desenvoltura na promoção de diálogos e na defesa de suas ideias.
LEIA: Fenati alerta governo sobre transição tecnológica justa
Mais um curso já está sendo preparado pelo DIEESE e focará na importância do programa de pagamento de Participação em Lucros ou Resultados (PLR) aos profissionais de TI, um benefício garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do Sindpd.
“A PLR é uma de nossas prioridades. Não é à toa que temos uma cláusula em nossa CCT que obriga as empresas a negociarem com o sindicato um programa de PLR para os seus funcionários. A PLR é uma forma de distribuição justa dos lucros e um incentivo importante para os trabalhadores, melhorando sua qualidade de vida e inclusive fortalecendo sua relação com a empresa”, explica o secretário-geral do Sindpd, Emerson Morresi.
A PLR funciona como uma renda extra, muitas vezes significativa, que complementa o salário do trabalhador, ajudando no orçamento familiar. Quando a empresa compartilha os lucros com os funcionários, isso demonstra que o esforço deles é reconhecido, aumentando a motivação e o engajamento.
Como a PLR está ligada aos resultados da empresa, os trabalhadores tendem a se sentir mais incentivados a contribuir para o crescimento e a eficiência da organização. Muitos trabalhadores usam a PLR para quitar dívidas, fazer investimentos, realizar sonhos (como comprar um carro ou reformar a casa) ou até mesmo garantir uma reserva financeira.
(Foto: Reprodução/Freepik)