Sistema Antidrone – Uma inovação brasileira para neutralizar drones não autorizados será exibida a líderes industriais e centros tecnológicos na Suécia. A DroneControl, startup criada como desdobramento da NEGER Telecom, foi uma das quatro companhias escolhidas pelo CISB (Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro) para integrar uma missão de intercâmbio tecnológico entre 19 e 23 de maio.
O propósito da iniciativa é integrar empresas brasileiras a corporações suecas interessadas em aplicações para segurança nacional, mobilidade urbana, defesa e proteção digital.
Leia: UE ameaça multar TikTok em até US$ 10 bilhões
A agenda inclui visitas a laboratórios, apresentações comerciais e reuniões com entidades como a Saab AB, o centro de inovação RISE, o MobilityXlab e o IndX — este último facilitando diálogos com grupos como Toyota Material Handling Europe, Husqvarna, SICK Sensor Intelligence e Hitachi Energy.
Análise especializada
A DroneControl fornece vigilância e proteção contínuas contra o uso ilegal de drones. Sua plataforma, baseada em análise espectral, identifica, localiza e notifica a presença de aeronaves não tripuladas e seus controladores.
A tecnologia antidrone já é aplicada em aeroportos, complexos industriais, áreas de mineração e eventos de grande porte no Brasil. Operando no modelo APaaS (Proteção do Espaço Aéreo como Serviço), a startup atende clientes como Brinks, ArcelorMittal, Equinox Gold e o Aeroporto GRU.
O diferencial do sistema está na operação contínua e adaptável a diversos cenários, priorizando a segurança de locais estratégicos.
Expansão global e colaborações estratégicas
Eduardo Neger, líder de Desenvolvimento em Radiofrequência da DroneControl, representará a empresa na missão. Para ele, o interesse internacional ressalta a relevância da solução em um contexto mundial de riscos crescentes.
“Crimes envolvendo drones transcendem barreiras geográficas. Buscamos aliados globais que compreendam a necessidade urgente de criar ferramentas robustas para a defesa aérea”, explicou.
Neger acrescentou que o foco da participação é firmar acordos e impulsionar projetos colaborativos, pavimentando o caminho para atuação no mercado europeu.
A seleção pelo CISB integra um programa de intercâmbio financiado pelo CNPq e pela Saab AB, direcionado a startups que atuam em setores prioritários para Brasil e Suécia. As atividades ocorrerão em ambientes de cooperação tecnológica, potencializando a expansão internacional das empresas.
Criada a partir de pesquisas com a Unicamp e apoio do CNPq, a DroneControl foi acelerada pelo BrinksUp! e está sediada em Florianópolis (SC). Integra o ecossistema de inovação da NEGER Telecom, de Campinas (SP), referência em soluções de radiofrequência e segurança digital.
(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik)