Estudo aponta que 55% das companhias estão colocando a modernização tecnológica e a inteligência artificial no centro de suas estratégias, deixando em segundo plano metas tradicionais como o corte de gastos. Os dados são de levantamento conduzido pelo Everest Group com mais de 450 executivos de diferentes segmentos e regiões do mundo, divulgados pela Concentrix Corporation.
Segundo a pesquisa, o ambiente corporativo passa por uma reconfiguração, em que empresas adotam posturas mais proativas voltadas à transformação digital inteligente. A inovação guiada por IA, a reinvenção da jornada do cliente e a atualização das infraestruturas tecnológicas ganham protagonismo, especialmente em setores como finanças, seguros, saúde e tecnologia, que lideram a adoção de modelos operacionais integrando pessoas e inteligência artificial.
Leia: Sindpd leva open churrasco e Fernando e Sorocaba para Ribeirão Preto!
As projeções de investimento até 2027 confirmam essa inflexão estratégica. No caso da IA generativa, a expectativa é de que os aportes passem de 13% para 24%, sinalizando que a tecnologia está cada vez mais associada à inovação e ao ganho de eficiência.
Apesar de 40% das empresas ainda considerarem a redução de custos uma prioridade, a maioria enxerga a inteligência artificial como uma aliada da força de trabalho: 72% dos respondentes afirmaram que o uso de IA generativa tende a ampliar as funções existentes, e não substituí-las. O foco crescente está em analytics, inovação tecnológica e, sobretudo, na experiência do cliente, que se tornou a maior prioridade para 54% dos executivos entrevistados.
Na escolha de parceiros estratégicos, os líderes corporativos valorizam fornecedores capazes de entregar transformação de ponta a ponta, integrando soluções aos sistemas atuais e seguindo as melhores práticas do setor. Os critérios mais relevantes para essa seleção incluem a escalabilidade de soluções centradas no cliente, o alinhamento à governança e um histórico de entrega com riscos reduzidos.
Segundo David Rickard, sócio do Everest Group, “as empresas estão priorizando modelos de execução que reduzam riscos e acelerem o retorno sobre investimento, e fornecedores com abordagem integrada e alinhada aos objetivos de negócio tendem a ocupar posições de destaque no mercado”.
Para Chris Caldwell, CEO da Concentrix, “os dados reforçam a posição da empresa como parceira estratégica para iniciativas de transformação inteligente”. Ele ainda ressaltou que os investimentos da companhia em tecnologia de ponta, conhecimento especializado e soluções integradas são diferenciais essenciais para apoiar os clientes na liderança de seus setores.
Campanha Salarial começa no segundo semestre
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd começa no segundo semestre deste ano e o seu lançamento promete ser em alto estilo! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do sindicato e seus convidados!
Vale lembrar que é na campanha salarial que são definidas as reivindicações da categoria a serem levadas para a mesa de negociação com os patrões, para a celebração da próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história. Já estão confirmados três eventos, em Campinas (16/08), Sorocaba (19/10) e Ribeirão Preto (26/10). E vem mais coisa por aí! (Acesse o site oficial do Sindpd On Fire e saiba tudo)
(Com informações Ti Inside)
(Foto: Reprodução/Freepik)