O Dia da Luta Operária 2025, celebrado anualmente em 9 de julho, fará uma homenagem ao centenário de Guarino Fernandes dos Santos, sindicalista, ex-presidente da União dos Ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana, vereador em Sorocaba (1959–1963) e deputado estadual eleito por São Paulo, mas cassado pela ditadura militar antes da posse.
Guarino é pai de Antonio Neto, presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP), que expressou profunda emoção com a homenagem que será feita por todo o movimento sindical na sede da CTB (Central das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Brasil) em São Paulo, a partir das 9h.
Leia: Sindpd leva open churrasco e Fernando e Sorocaba para Ribeirão Preto!
“Seu Guarino, meu pai, não foi apenas um grande líder sindical, mas minha referência e inspiração. Ele me ensinou, desde cedo, a importância da luta e da organização dos trabalhadores, o que deixou muito claro para mim desde sempre o caminho que deveria seguir, sempre buscando honrar seu legado. Essa homenagem mexe profundamente comigo, porque reforça que seu exemplo de coragem e resistência inspira a outros também e nunca será esquecido”, diz Antonio Neto.
O ato fará homenagens também ao ex-ministro do Trabalho Almino Afonso e à ex-diretora técnica do Dieese Heloísa de Souza Martins por seus papéis na defesa da classe trabalhadora e no fortalecimento do movimento sindical do Brasil. Os dois receberão o Troféu José Martinez.
Almino Afonso foi ministro no governo de João Goulart, em 1963. Cassado pelo golpe militar, viveu no exílio na Iugoslávia, Uruguai, Chile, Peru e Argentina, retornando ao Brasil em 1976. Com uma boa relação com os sindicalistas organizados no antigo CGT, participou de negociações com os trabalhadores.
Socióloga, Heloísa de Souza Martins foi diretora técnica do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) em pleno período de resistência à ditadura, de 1966 a 1968. Deu grande contribuição ao movimento sindical ao ajudar a calcular o índice de custo de vida, essencial para compreender as necessidades dos trabalhadores nas contas públicas.
Haverá ainda homenagens a outras nove personalidades:
Homenagens in memoriam
Newton Cândido – Militante, dirigente sindical e ex-assessor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.
Arcênio Rodrigues da Silva – Ex-preso político e militante operário; ajudou a construir as Oposições Sindicais Metalúrgicas de Osasco e de São Paulo.
Luiz Tenório de Lima, o Tenorinho – Fundador do Dieese; teve forte atuação como líder sindical nas décadas de 1960 e 1970. Ex-dirigente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). Em 1984, foi eleito vereador na capital paulista.
João Batista Gomes, o Joãozinho – Ex-dirigente do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo; participou também das direções estadual e nacional da CUT.
Eduardo Pavão – Jornalista; ex-assessor da UGT e dos Sindicatos dos Metalúrgicos de Curitiba e de Osasco.
Ronaldo Ferreira Martins – Ex-presidente do Sindicato dos Correios do Rio de Janeiro e secretário-geral da FINDECT (Federação Interestadual dos Correios).
Homenagens especiais
Ana Martins – Ex-vereadora e ex-deputada estadual; foi uma líder comunitária que participou ativamente de organizações como o Clube de Mães e o Movimento Contra a Carestia, na Zona Sul de São Paulo.
Dulce Muniz – Atriz; criadora do Teatro Heleny Guariba.
Paulo Cseh – Ex-preso político; é diretor do Sindicato dos Têxteis de São Paulo.
Marcam a comemoração do Dia da Luta Operária de 2025 os 70 anos de fundação do Dieese e os 40 anos da paralisação da campanha salarial unificada, de outubro e novembro de 1985, em São Paulo, que resultou na redução da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais. Em 1988, essa conquista foi incorporada à Constituição, estendendo-se a todos os trabalhadores brasileiros com registro em carteira.
O ato deste ano é uma iniciativa das centrais sindicais CSB, CUT, CTB, Força Sindical, NCST, UGT, CSP-Conlutas, Pública Central do Servidor, Intersindical Central da Classe Trabalhadora e Intersindical Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora. A OBORÉ também é apoiadora oficial da homenagem, ao lado do Centro de Memória Sindical (CMS), Instituto Astrogildo Pereira (IAP) e Intercâmbio, Informações Estudos Pesquisas (IIEP).
O ato deste ano é uma iniciativa das centrais sindicais CSB, CUT, CTB, Força Sindical, NCST, UGT, CSP-Conlutas, Pública Central do Servidor, Intersindical Central da Classe Trabalhadora e Intersindical Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora. A OBORÉ também é apoiadora oficial da homenagem, ao lado do Centro de Memória Sindical (CMS), Instituto Astrogildo Pereira (IAP) e Intercâmbio, Informações Estudos Pesquisas (IIEP).
A sede da CTB em São Paulo fica no bairro Sumaré, na Rua Cardoso de Almeida, 1.843.
Sobre
Concebido pelo artista plástico Enio Squeff especialmente para o Dia da Luta Operária, o troféu José Martinez presta homenagem ao sapateiro anarco-sindicalista que no dia 9 de julho de 1917 foi baleado por soldados da antiga Força Pública que reprimiam a greve geral que tomou conta de várias empresas na cidade de São Paulo. Seu falecimento, dias depois, causou enorme comoção pública.
O Dia da Luta Operária foi instituído pela lei municipal (nº 16.634/17) de autoria do ex-vereador e hoje deputado estadual Antonio Donato (PT). A proposição foi feita com o objetivo de homenagear os trabalhadores em nome do sapateiro José Martinez, assassinado pela repressão na Greve Geral de 1917.
Campanha Salarial começa no segundo semestre
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd começa no segundo semestre deste ano e o seu lançamento promete ser em alto estilo! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do sindicato e seus convidados!
Vale lembrar que é na campanha salarial que são definidas as reivindicações da categoria a serem levadas para a mesa de negociação com os patrões, para a celebração da próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história. Já estão confirmados três eventos, em Campinas (16/08), Sorocaba (19/10) e Ribeirão Preto (26/10). E vem mais coisa por aí! (Acesse o site oficial do Sindpd On Fire e saiba tudo)