Um levantamento recente da Quaest, sob direção do cientista político Felipe Nunes, revela que 71% dos brasileiros são favoráveis ao encerramento do modelo de jornada 6×1 — que determina seis dias seguidos de trabalho para um único dia de descanso.
O problema é fazer o Congresso abraçar essa pauta. Os parlamentares parecem mais preocupados em ampliar o número de deputados da Câmara dos Deputados e nas disputas com Executivo e Judiciário, como se viu na última semana.
Fim da escala 6×1 é foco na Campanha Salarial 2026 do Sindpd-SP
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd começa no segundo semestre deste ano e o seu lançamento promete ser em alto estilo! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do sindicato e seus convidados!
Os ingressos para o evento de Campinas já começaram a ser emitidos! Não perca tempo e garante o seu lugar! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
Já estão confirmados quatro eventos, em Campinas (16/08), Sorocaba (19/10), Ribeirão Preto (26/10) e São Paulo (15/11)! (Acesse o site oficial do Sindpd On Fire e saiba tudo)
Vale lembrar que é na campanha salarial que são definidas as reivindicações da categoria a serem levadas para a mesa de negociação com os patrões, para a celebração da próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI!
O Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) soma-se a mais uma mobilização pela redução da jornada de trabalho, pelo fim da escala 6×1, pela isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil e pela taxação dos super-ricos, desta vez por meio do Plebiscito Popular 2025, organizado pelas centrais sindicais, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e partidos progressistas.
A votação já está aberta e será realizada nacionalmente até 7 de setembro. Os participantes devem responder às seguintes questões:
- Você é a favor da redução da jornada de trabalho sem redução salarial e do fim da escala 6×1?
- Você é a favor de que quem ganhe mais de 50 mil por mês pague mais imposto de renda para que quem recebe até 5 mil por mês não pague?
Os resultados serão entregues ao presidente Lula, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal para mostrar aos chefes dos Três Poderes o anseio da população por mais justiça e mais direitos para a classe trabalhadora.
Como participar
Urnas físicas já estão espalhadas por todo o país, mas é possível votar também pela urna virtual do Sindpd (clique aqui o para acessar a página e depositar seu voto).
(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Freepik)