A Keeta, empresa de delivery controlada pelo grupo chinês Meituan, está de olho no mercado brasileiro e considera utilizar drones e veículos autônomos como parte de sua operação. O vice-presidente da Meituan, Tony Qiu, afirmou em entrevista à Folha de S.Paulo que a companhia já realizou mais de um milhão de entregas com essas tecnologias na China e planeja trazê-la ao Brasil.
Uma fonte ouvida pelo Tecnoblog, com conhecimento das estratégias da Keeta, confirmou que a empresa estuda soluções inovadoras de logística para atuar no país e fazer frente ao iFood, líder do setor.
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No entanto, Qiu ressaltou que o uso de drones depende das regras locais, que atualmente impedem operações em grande escala. Comparando com seu país de origem, ele declarou: “você já pode pedir comida por drones da Grande Muralha”.
Modalidade é possível no Brasil?
De acordo com a Keeta, o maior entrave para a adoção do delivery aéreo em larga escala no Brasil é a regulamentação vigente. Atualmente, operar drones de forma comercial requer aval de três instituições: a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo e a Anatel.
Além disso, é obrigatório o registro das aeronaves e a contratação de seguro para cobrir eventuais danos a terceiros.
No caso dos voos do tipo BVLOS (Beyond Visual Line of Sight), nos quais o drone percorre rotas além do alcance visual do operador (modelo ideal para entregas urbanas), a burocracia é ainda maior. Cada trajeto precisa passar por uma análise de risco e obter permissões específicas. No entanto, essa realidade pode mudar em breve.
A Anac iniciou em junho de 2025 uma consulta pública sobre uma nova proposta normativa, o RBAC nº 100, com o objetivo de flexibilizar as exigências atuais. O novo regulamento, que recebeu contribuições da sociedade até 18 de julho, propõe maior autonomia para as empresas que consigam comprovar que suas operações são seguras.
A intenção é permitir que operadoras demonstrem à Anac que compreendem e controlam os riscos envolvidos, abrindo caminho para inovações e incentivando o uso de drones em entregas de grande escala.
iFood já testou entrega por drones
A entrega por drones já foi testada no Brasil. O iFood, maior empresa do setor no país, realizou experimentos com essa tecnologia em duas ocasiões, em parceria com a startup Speedbird Aero.
O primeiro teste ocorreu em 2020, em Campinas, com uma rota de 400 metros que conectava a praça de alimentação de um shopping até um droneport. De lá, um entregador convencional finalizava o trajeto até o consumidor.
Já em 2022, a empresa recebeu da Anac a primeira autorização oficial para entregas comerciais com drones. A licença permitia voos de até 3 km, inclusive sobre áreas urbanas, e foi utilizada em Aracaju. Nessa operação, o drone atravessou o rio Sergipe, ligando um shopping à cidade vizinha de Barra dos Coqueiros. O percurso, que por terra poderia levar quase uma hora, foi feito em cerca de cinco minutos pelo ar.
Apesar do sucesso dos testes, a solução não foi expandida e segue como uma iniciativa isolada, sem aplicação regular na operação do iFood.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, o “Vale do Silício brasileiro”, no dia 16 de agosto!
Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
É na campanha salarial que são definidas as reivindicações da categoria a serem levadas para a mesa de negociação com os patrões, para a celebração da próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
A iniciativa reafirma o compromisso do Sindpd com os seus trabalhadores: mobilização, unidade, cultura e valorização da categoria. Garanta sua vaga, fortaleça a nossa luta e venha fazer parte do maior evento sindical do país!
Lançamento da Campanha Salarial 2026
Local: Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: Fazenda Santa Margarida – R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
(Com informações de Tecnoblog)
(Foto: Reprodução/Freepik)