Mediação com a IMA – A Procuradoria Regional do Trabalho 15ª Região do Ministério Público do Trabalho (MPT) aceitou o pedido do Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo) e marcou uma Sessão de Mediação com a IMA (Informática de Municípios Associados) de Campinas para o dia 18 de agosto, às 14h. A decisão é assinada pela Procuradora Regional do Trabalho, Doutora Renata Cristina Piaia Petrocino.
No dia 21 deste mês, o Sindpd-SP requereu a mediação do MPT diante dos relatos de inúmeros desmandos que estariam ocorrendo na empresa que tem a prefeitura de Campinas como principal acionista, causando um clima de insatisfação e apreensão entre os funcionários da empresa de TI.
Os assuntos que serão tratados na mediação envolvem denúncias de redução salarial, alterações contratuais irregulares, possíveis descumprimentos das disposições legais das férias e condições insalubres de trabalho impostas aos profissionais da companhia.
Nos últimos meses, o Sindpd recebeu diversas denúncias de que a IMA tem descumprido diversas cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), especialmente em relação ao pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), adicional de home office, banco de horas, reajuste do auxílio-refeição, reembolso de quilometragem, descumprimento da cota para PCDs e jovens aprendizes, forma de contratação e prestação de serviços, além de prática antissindical.

Censura e manifesto
Em reação às denúncias, a empresa tentou censurar o sindicato, enviando notificação extrajudicial exigindo a retirada de informações que expõem suas irregularidades. A IMA tentou também usar a Comissão de Empregados para tentar desmobilizar os trabalhadores que têm lutado pelo respeito à CCT. Após uma reunião entre o Sindpd e a Comissão, em maio, as duas partes emitiram um comunicado conjunto.
Ainda em março, a entidade sindical publicou um manifesto, convidando cada trabalhador e trabalhadora da IMA para se juntar ao Sindpd no enfrentamento às condutas ilegais da empresa de TI da cidade de Campinas.
“É hora de dar um basta na precarização e exigir respeito, valorização e dignidade! Sem luta, não há vitória! Só juntos vamos acabar com esse cenário de exploração!”, diz trecho do manifesto. (leia manifesto na íntegra clicando aqui)
Em maio, o sindicato realizou uma plenária com trabalhadores da empresa, ocasião em que anunciou que ingressou com uma ação na Justiça do Trabalho para que a IMA seja obrigada a cumprir a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria de TI em São Paulo e a indenizar os funcionários para repor as perdas salariais e em cláusulas econômicas como o auxílio-refeição e o auxílio creche, entre outros pedidos, entre os anos de 2020 e 2025.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, no dia 16 de agosto, dois dias antes da Sessão de Mediação entre o sindicato e a IMA. Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
Promoções para o Sindpd On Fire
Para tornar esse dia ainda mais especial, preparamos duas promoções imperdíveis para sócios e contribuintes do Sindpd.
No dia 10 de agosto, comemora-se o Dia dos Pais e pensando nisso, o sindicato lançou a promoção para que seu pai curta um churrasco de graça na conta do Sindpd. Se você é sócio ou contribuinte do sindicato, pode levar seu pai de graça para curtir o evento com você. (Saiba mais aqui)
Além disso, pensando na comodidade dos participantes e em estimular a presença de sócios e contribuintes no Sindpd On Fire Campinas o Sindpd está avaliando a viabilidade de oferecer transporte gratuito para os inscritos no evento. A proposta é organizar ônibus que partam de diferentes pontos estratégicos, de acordo com a demanda. (Saiba mais aqui)
Outra iniciativa é a Caravana Sindpd On Fire, que visa fortalecer o espírito coletivo e facilitar a participação dos profissionais de TI da região no evento: grupos de 20 ou mais pessoas garantem o valor de R$ 50 por entrada, incluindo convidados! Monte o seu grupo e entre em contato com o Sindpd pelo WhatsApp (11) 3823-5600. (Saiba mais aqui)
Sindpd On Fire Campinas
Local: Fazenda Santa Margarida – Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
(Foto: Reprodução)