O programa Smart Sampa, lançado em fevereiro de 2023 com mais de 31 mil câmeras de vigilância equipadas com inteligância artificial e reconhecimento facial, não contribuiu para reduzir crimes como furto, roubo e homicídio na cidade de São Paulo. A conclusão é do estudo “Smart Sampa vigia, mas não protege”, publicado pelo projeto ‘O Panóptico’ na última sexta-feira (25).
A pesquisa, vinculada ao Centro de Estudo de Segurança e Cidadania (CESeC), comparou dados de criminalidade de delegacias incluídas no programa antes e depois de sua implementação com dados de municípios paulistas sem a tecnologia. O método buscou identificar se mudanças ocorridas após o início do Smart Sampa poderiam ser atribuídas ao sistema.
Leia: Seis cidades já garantiram transporte para o Sindpd On Fire Campinas
Principais achados do estudo:
- Nenhuma efetividade foi encontrada na diminuição de furtos, roubos e homicídios após a implantação do sistema.
- Não houve diferença significativa nas prisões em flagrante ou em cumprimento de mandado judicial, indicando baixo impacto na produtividade policial.
- Foram apontadas falhas nos algoritmos de reconhecimento facial e uso de bancos de dados desatualizados.
- Criticou-se a ausência de protocolos para o uso das informações pelos agentes e o custo elevado da tecnologia sem retorno comprovado.
- O estudo também expressou preocupação com o custo social, citando o histórico de vieses raciais e erros de identificação. Foi mencionado o caso de uma grávida erroneamente apontada como foragida, que teve parto prematuro após ser presa.

“Em um cenário de escassez orçamentária e serviços públicos precarizados, é urgente reavaliar prioridades: a segurança pública deve ser pensada a partir de políticas eficazes, com base em evidências e respeito aos direitos fundamentais, não em soluções tecnológicas que promovem vigilância massiva sem resultados concretos”, concluiu o estudo.
Questionada sobre os resultados, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, alegou que o relatório ‘teria falhas de metodologia’. O Smart Sampa também é utilizado para identificar foragidos e pessoas desaparecidas.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd-SP começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, no dia 16 de agosto! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
Promoções para o Sindpd On Fire
Para tornar esse dia ainda mais especial, preparamos duas promoções imperdíveis para sócios e contribuintes do Sindpd.
No dia 10 de agosto, comemora-se o Dia dos Pais e pensando nisso, o sindicato lançou a promoção para que seu pai curta um churrasco de graça na conta do Sindpd. Se você é sócio ou contribuinte do sindicato, pode levar seu pai de graça para curtir o evento com você. (Saiba mais aqui)
Além disso, pensando na comodidade dos participantes e em estimular a presença de sócios e contribuintes no Sindpd On Fire Campinas o Sindpd está avaliando a viabilidade de oferecer transporte gratuito para os inscritos no evento. A proposta é organizar ônibus que partam de diferentes pontos estratégicos, de acordo com a demanda. (Saiba mais aqui)
Outra iniciativa é a Caravana Sindpd On Fire, que visa fortalecer o espírito coletivo e facilitar a participação dos profissionais de TI da região no evento: grupos de 20 ou mais pessoas garantem o valor de R$ 50 por entrada, incluindo convidados! Monte o seu grupo e entre em contato com o Sindpd pelo WhatsApp (11) 3823-5600. (Saiba mais aqui)
Sindpd On Fire Campinas
Local: Fazenda Santa Margarida – Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
(Com informações de Tecmundo)
(Foto: Rovena Rosa/Agencia Brasil)