A Austrália anunciou que proibirá o acesso de menores de 16 anos à plataforma de vídeos YouTube, reforçando sua legislação sobre o uso de redes sociais por crianças e adolescentes. A decisão, revelada nesta quarta-feira pela ministra das Comunicações, Anika Wells, tem como objetivo proteger jovens dos chamados “algoritmos predatórios”.
“Há lugar para as redes sociais, mas não há lugar para os algoritmos predatórios direcionados às crianças”, afirmou Wells em um comunicado oficial. “Queremos que as crianças saibam quem elas são, antes que as plataformas assumam quem elas são”, disse.
No ano passado, o país já havia adotado medidas para restringir o acesso de crianças a redes sociais como Facebook, TikTok e Instagram, até que completassem 16 anos. No entanto, o YouTube havia sido inicialmente excluído da lista, por seu uso recorrente em contextos educacionais.
LEIA: Quase 40% das pessoas não conseguem reconhecer IA
Com a nova diretriz, o governo passa a tratar a plataforma como parte do conjunto de ambientes digitais potencialmente nocivos ao público infantojuvenil. A decisão gerou reação por parte da empresa responsável.

Em nota oficial, um porta-voz do YouTube classificou a medida como uma mudança impactante. “Nossa posição continua clara: o YouTube é uma plataforma para compartilhar vídeos com uma biblioteca de conteúdo gratuito e de alta qualidade, cada vez mais utilizada em telas de televisão”, diz a nota. “Não é uma rede social”, argumentou a empresa.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd-SP começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, no dia 16 de agosto! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
Promoções para o Sindpd On Fire
Para tornar esse dia ainda mais especial, preparamos duas promoções imperdíveis para sócios e contribuintes do Sindpd.
No dia 10 de agosto, comemora-se o Dia dos Pais e pensando nisso, o sindicato lançou a promoção para que seu pai curta um churrasco de graça na conta do Sindpd. Se você é sócio ou contribuinte do sindicato, pode levar seu pai de graça para curtir o evento com você. (Saiba mais aqui)
Além disso, pensando na comodidade dos participantes e em estimular a presença de sócios e contribuintes no Sindpd On Fire Campinas o Sindpd está avaliando a viabilidade de oferecer transporte gratuito para os inscritos no evento. A proposta é organizar ônibus que partam de diferentes pontos estratégicos, de acordo com a demanda. (Saiba mais aqui)
Outra iniciativa é a Caravana Sindpd On Fire, que visa fortalecer o espírito coletivo e facilitar a participação dos profissionais de TI da região no evento: grupos de 20 ou mais pessoas garantem o valor de R$ 50 por entrada, incluindo convidados! Monte o seu grupo e entre em contato com o Sindpd pelo WhatsApp (11) 3823-5600. (Saiba mais aqui)
Sindpd On Fire Campinas
Local: Fazenda Santa Margarida – Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução)