A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) decidiu manter a medida cautelar que proíbe a empresa Tools for Humanity (TFH) de realizar pagamentos a brasileiros em troca da coleta biométrica da íris, mesmo após a empresa enviar uma nova proposta de modelo de negócios. Para a ANPD, as mudanças apresentadas pela empresa não afastam os riscos previamente identificados e não descaracterizam a natureza da contraprestação financeira vinculada à coleta de dados.
“Ainda que se observe, na nova proposta, um aparente distanciamento entre a coleta de dados pessoais e a concessão da contraprestação, tal separação aparentemente não se revela suficiente para afastar os riscos previamente identificados”, afirmou o conselheiro Arthur Sabbat, em voto que embasou a decisão.
Leia: Sindpd 360º: Queremos ouvir a sua voz na Campanha Salarial 2026!
Segundo a análise da Autoridade, o sistema de indicações mantido pela TFH ainda gera benefício econômico com base exclusiva na coleta de dados biométricos. “Em última instância, portanto, o fluxo financeiro continua sendo ativado a partir da captação de dados biométricos, o que indica uma modificação na forma, mas não na essência da interferência sobre o consentimento ‘livre’”, concluiu Sabbat.
Em resposta enviada ao portal Convergência Digital, a TFH, empresa colaboradora do protocolo Worldcoin, afirmou que “respeitosamente discorda da interpretação da ANPD e pretende buscar medidas legais adicionais para esclarecer a questão”.

A empresa defende que programas de indicação são comuns no Brasil, inclusive em setores regulados e instituições públicas. “Acreditamos que a implementação de um programa de indicação atende à decisão técnica preliminar da Autoridade e cumpre com os requisitos da LGPD”, declarou a TFH.
A empresa também informou ter enviado à ANPD uma carta apresentando as alterações no modelo de negócios, com o objetivo de se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/18).
Segundo a TFH, foram feitas restrições técnicas para impedir que pessoas no Brasil solicitem a criptomoeda Worldcoin (WLD) pela verificação do World ID, supostamente eliminando a compensação financeira direta. No entanto, para a ANPD, a proposta equivale a um recurso contra a medida cautelar em vigor, o que comprometeria seus efeitos.
A medida preventiva inicial foi adotada pela ANPD em janeiro de 2025, e reafirmada em março, após recurso da empresa. À época, a Autoridade destacou que “a compensação financeira aos titulares de dados deve ser interrompida, não apenas ‘distanciada’ da coleta do ponto de vista operacional”.
Outro ponto de preocupação da ANPD diz respeito à estratégia de implementação da TFH no Brasil. A concentração de postos de verificação em regiões periféricas e a comunicação que sugeria a possibilidade de “ganhar dinheiro” com o escaneamento da íris foram duramente criticadas por induzirem a um consentimento possivelmente viciado, além da falta de transparência no processo.
Com a manutenção da medida, a Coordenação-Geral de Fiscalização da ANPD continuará a examinar as atividades da TFH no país. A análise incluirá, entre outros aspectos, as técnicas de anonimização, a compatibilidade entre as finalidades informadas e o tratamento efetivamente realizado, bem como as garantias oferecidas aos titulares de dados.
Por fim, a ANPD alertou para os prejuízos ao processo de fiscalização provocados pelas mudanças constantes no modelo de negócios da empresa. “A contínua alteração das operações de tratamento tende a dificultar o avanço do processo de fiscalização, que precisa progredir para análises mais aprofundadas”, apontou Sabbat novamente.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd-SP começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, no dia 16 de agosto! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
Promoções para o Sindpd On Fire
Para tornar esse dia ainda mais especial, preparamos duas promoções imperdíveis para sócios e contribuintes do Sindpd.
No dia 10 de agosto, comemora-se o Dia dos Pais e pensando nisso, o sindicato lançou a promoção para que seu pai curta um churrasco de graça na conta do Sindpd. Se você é sócio ou contribuinte do sindicato, pode levar seu pai de graça para curtir o evento com você. (Saiba mais aqui)
Além disso, pensando na comodidade dos participantes e em estimular a presença de sócios e contribuintes no Sindpd On Fire Campinas o Sindpd está avaliando a viabilidade de oferecer transporte gratuito para os inscritos no evento. A proposta é organizar ônibus que partam de diferentes pontos estratégicos, de acordo com a demanda. (Saiba mais aqui)
Outra iniciativa é a Caravana Sindpd On Fire, que visa fortalecer o espírito coletivo e facilitar a participação dos profissionais de TI da região no evento: grupos de 20 ou mais pessoas garantem o valor de R$ 50 por entrada, incluindo convidados! Monte o seu grupo e entre em contato com o Sindpd pelo WhatsApp (11) 3823-5600. (Saiba mais aqui)
Sindpd On Fire Campinas
Local: Fazenda Santa Margarida – Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik)