Câmara de Araraquara homenageia Sindpd – A Câmara Municipal de Araraquara aprovou nesta quarta-feira (13), por unanimidade, uma moção de congratulações ao Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) pelos seus 41 anos de atuação. (Leia o Requerimento na íntegra clicando aqui)
O Requerimento nº 1286/2025, de autoria do vereador Aluisio Boi (MDB), reconhece a trajetória do sindicato na defesa dos direitos de cerca de 150 mil profissionais de TI paulistas. Fundado em 1984, o Sindpd consolidou-se como o maior sindicato da categoria no Brasil e um dos maiores da América Latina.
LEIA: Sindpd 41 anos: Construindo o futuro com luta, inovação e resistência
O texto destaca conquistas históricas, como a redução da jornada de trabalho, reajustes salariais acima da inflação e a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), considerada pelo DIEESE uma das melhores do país. Com diretorias regionais em Araraquara e outras cidades do estado, a entidade oferece, entre outros benefícios, assistência jurídica, qualificação profissional, programas de saúde e atividades culturais aos filiados.
“Diante dessa trajetória marcada por lutas, conquistas e compromisso com a classe trabalhadora, esta Câmara Municipal presta suas mais efusivas congratulações ao Sindpd, por seus 41 anos de existência, desejando vida longa à entidade e que continue sendo exemplo de atuação sindical combativa, ética e transformadora”, diz trecho do requerimento assinado por Aluisio Boi.
A homenagem enfatiza a gestão do presidente Antonio Neto, que ampliou o papel do sindicato na defesa da regulamentação da profissão, da Previdência Social e da CLT.
A homenagem, por meio da moção concedida pelo legislativo araraquarense, simboliza a luta por melhores condições de trabalho e valorização da TI no Estado de São Paulo que o Sindpd trava há mais de quatro décadas.
“Muito nos honra essa homenagem. Esse reconhecimento comprova que a nossa caminhada e o nosso trabalho não foi em vão. Ainda temos muito pela frente, a luta pela valorização dos profissionais de TI de São Paulo continua e estamos mais motivados do que nunca”, aponta Antonio Neto, presidente do Sindpd.