O Brasil foi alvo de 314,8 bilhões de ataques cibernéticos apenas nos seis primeiros meses de 2025, segundo levantamento divulgado pela Fortinet, empresa especializada em segurança digital. O relatório semestral “Cenário Global de Ameaças”, produzido pelo laboratório de inteligência e análise da companhia, aponta que o número representa 84% de todas as tentativas de invasão identificadas na América Latina e no Canadá no mesmo período.
Os dados foram apresentados durante o Fortinet Cybersecurity Summit Brasil 2025 (FCS 2025), evento que discute estratégias de cibersegurança na região. Entre as ameaças, destacam-se 41,9 milhões de atividades ligadas à distribuição de malwares, softwares maliciosos capazes de danificar sistemas, roubar dados e obter acesso não autorizado a informações pessoais, financeiras e corporativas.
Leia: Sindpd 41 anos: Construindo o futuro com luta, inovação e resistência
Outro dado relevante é o registro de 52 milhões de ações relacionadas a botnets, redes de dispositivos infectados controlados remotamente por criminosos. Também foram detectados 1 bilhão de ataques de força bruta, que tentam adivinhar senhas automaticamente, e 2,4 bilhões de tentativas de exploração de vulnerabilidades em sistemas.
O estudo ainda detalha a atuação dos criminosos em diferentes etapas da chamada “cadeia de destruição cibernética”:
• Reconhecimento: 2 bilhões de verificações ativas;
• Entrega: 4 milhões de downloads maliciosos não solicitados (drive-by download), incluindo 662 mil arquivos infectados;
• Instalação: 12 milhões de trojans, programas disfarçados de legítimos para enganar vítimas, e 67 mil tentativas de mineração ilegal de criptomoedas (CryptoMiner);
• Ação e objetivos: 309 bilhões de tentativas de ataques de negação de serviço (DDoS) e 28,1 mil incidentes de ransomware, malware que bloqueia dados e exige pagamento para liberação.
De acordo com Alexandre Bonatti, vice-presidente de Engenharia da Fortinet Brasil, as principais vítimas são empresas de médio e grande porte, mas usuários comuns também entram na mira dos hackers.
“Usuários comuns também são explorados e visados, mas geralmente como porta de entrada para atingir essas empresas, principalmente por meio de phishing e engenharia social”, afirma.
Como se proteger
Bonatti recomenda que a proteção contra ataques envolva a combinação de educação, processos e tecnologia. Para empresas, manter sistemas e dispositivos IoT (internet das coisas – como sensores e eletrodomésticos inteligentes) atualizados e adotar soluções integradas de segurança, como firewalls de nova geração e ferramentas baseadas em inteligência artificial, é essencial.
Segundo ele, companhias que usam plataformas de segurança operacional conseguiram reduzir o tempo médio para detectar e corrigir tentativas de ataque de mais de 21 dias para menos de uma hora.
Para o dia a dia dos usuários, a orientação é redobrar a atenção com links suspeitos, e-mails não solicitados e downloads de arquivos desconhecidos. Softwares devem ser baixados apenas de fontes oficiais e seguras, com antivírus atualizado e conferência do protocolo HTTPS para garantir a criptografia das informações.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd-SP começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, no dia 16 de agosto! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.

Promoções para o Sindpd On Fire
Para tornar esse dia ainda mais especial, preparamos duas promoções imperdíveis para sócios e contribuintes do Sindpd.
No dia 10 de agosto, comemora-se o Dia dos Pais e pensando nisso, o sindicato lançou a promoção para que seu pai curta um churrasco de graça na conta do Sindpd. Se você é sócio ou contribuinte do sindicato, pode levar seu pai de graça para curtir o evento com você. (Saiba mais aqui)
Além disso, pensando na comodidade dos participantes e em estimular a presença de sócios e contribuintes no Sindpd On Fire Campinas o Sindpd está avaliando a viabilidade de oferecer transporte gratuito para os inscritos no evento. A proposta é organizar ônibus que partam de diferentes pontos estratégicos, de acordo com a demanda. (Saiba mais aqui)
Outra iniciativa é a Caravana Sindpd On Fire, que visa fortalecer o espírito coletivo e facilitar a participação dos profissionais de TI da região no evento: grupos de 20 ou mais pessoas garantem o valor de R$ 50 por entrada, incluindo convidados! Monte o seu grupo e entre em contato com o Sindpd pelo WhatsApp (11) 3823-5600. (Saiba mais aqui)
Sindpd On Fire Campinas
Local: Fazenda Santa Margarida – Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
Filie-se: https://sindpd.org.br/seja-socio/
Cadastro de Contribuinte: https://contribuinte.sindpd.org.br/
Inscreva-se e emita o seu ingresso agora: https://bee.fenati.org.br/
(Com informações de Techtudo)
(Foto: Reprodução/Freepik)