O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina nesta quarta-feira (27), no Palácio do Planalto, o decreto que regulamenta a TV 3.0, a nova geração da televisão aberta e gratuita brasileira. De acordo com o Ministério das Comunicações, a tecnologia vai revolucionar a forma como os brasileiros assistem TV.
“Com mais interatividade, qualidade de som, imagem superior e maior integração com a internet, o novo sistema moderniza o setor e coloca o país na vanguarda da radiodifusão mundial”, destacou a pasta.
Leia: Emita os seus ingressos para as próximas edições do Sindpd On Fire!
Apontada como “a televisão do futuro”, a TV 3.0 integra serviços de internet (broadband) à transmissão tradicional (broadcast), permitindo que os telespectadores interajam com parte da programação, tenham acesso a conteúdos extras e até a realização de compras diretamente pelo controle remoto.
A escolha do padrão técnico ATSC 3.0 já havia sido recomendada pelo Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) no ano passado e deve ser confirmada pelo decreto presidencial. A implementação será gradual, começando pelas grandes cidades, com expectativa de que parte da população já utilize o novo sistema durante a Copa do Mundo de 2026.
Segundo Raymundo Barros, diretor de Estratégia de Tecnologia da Globo e presidente do Fórum SBTVD, a novidade representa mais do que uma atualização tecnológica. “A TV 3.0 simboliza a renovação de um compromisso histórico da radiodifusão com a informação, a cultura e a ética”, afirmou em entrevista à Agência Brasil.
Interatividade e protagonismo
Entre as inovações, destaca-se a interface baseada em aplicativos, que devolverá protagonismo à TV aberta dentro das SmartTVs. Isso inclui a manutenção do hábito de “zapeamento”, mas em formato digital, com troca rápida entre aplicativos das emissoras.
Para o professor Marcelo Moreno, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o modelo dá nova visibilidade à TV aberta. “Esse modelo devolve visibilidade à TV aberta nos receptores e abre espaço para interatividade, personalização e integração com serviços de internet”, afirmou.
Já o engenheiro Guido Lemos, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), avalia que a TV 3.0 pode recuperar a relevância da TV aberta diante do avanço dos serviços de streaming. Novos aparelhos deverão trazer os canais abertos em destaque já na tela inicial, algo que hoje não ocorre nas SmartTVs, que privilegiam aplicativos de plataformas sob demanda.
Comunicação pública e serviços digitais
No campo público, a TV 3.0 trará a Plataforma Comum de Comunicação Pública, que integrará canais como TV Brasil e Canal Gov, além da Rede Legislativa. Os aplicativos dessas emissoras oferecerão tanto programação linear quanto conteúdos sob demanda, fortalecendo a comunicação institucional e ampliando o acesso a serviços do Governo Digital.
Segundo Carlos Neiva, da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), a novidade garante maior integração entre Estado e cidadão. “Não serão mais apenas canais, mas aplicativos. Esses aplicativos terão não apenas o conteúdo linear, mas também o conteúdo por demanda, personificado.”
Desafios de implementação
Apesar do potencial, a implantação da TV 3.0 enfrenta desafios. Entre eles, os custos de migração para as emissoras, a necessidade de aquisição de conversores e receptores por parte dos usuários e a desigualdade no acesso à internet de qualidade.
De acordo com o Cetic.br, apenas 22% dos brasileiros com 10 anos ou mais possuem condições satisfatórias de conectividade. A desigualdade é marcada: enquanto 73% da classe A está conectada, apenas 3% da população das classes D e E têm acesso adequado.
Sindpd On Fire: agora é Sorocaba, Ribeirão Preto e capital!
A 1ª edição do Sindpd On Fire, realizada em Campinas no dia 16 de agosto, foi histórica (veja fotos do evento clicando aqui). Quase 3 mil sócios e contribuintes do sindicato e seus convidados participaram com suas famílias de um dia especial de música, cultura, lazer e mobilização em defesa dos direitos da nossa categoria. (Acesse o site do Sindpd On Fire e saiba tudo clicando aqui)
O evento marcou o lançamento da Campanha Salarial 2026 do Sindpd, mostrando a força da dos trabalhadores de TI do estado de São Paulo, que puderam contribuir a respeito das prioridades para a pauta de reivindicações para a próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O Sindpd On Fire promove o maior open churrasco do país, com show de Fernando & Sorocaba e João Lucas e Leandro, além de fornecer uma estrutura completa, com segurança, lazer e confraternização para milhares de trabalhadores e suas famílias. Entre as várias atrações do dia, 10 sócios são sorteados para conhecer pessoalmente a dupla Fernando & Sorocaba no camarim, além de tirar fotos com uma das maiores duplas sertanejas do Brasil.
E tudo isso é só o começo! Ainda serão realizadas mais três edições do Sindpd On Fire, em Sorocaba (19/10), Ribeirão Preto (26/10) e na capital paulista (15/11)! E agora com uma novidade: decidimos privilegiar quem adquirir sua entrada no 1º lote de ingressos, que começam a ser emitidos na próxima semana!
1º lote tem ingresso a R$ 30!
Sócios e contribuintes pagam apenas R$ 30 no ingresso para os eventos de Sorocaba e Ribeirão Preto! Além disso, os acompanhantes pagam só R$ 50 neste lote inicial. Todos os participantes ganham um copo térmico exclusivo do evento! (Faça sua reserva agora clicando aqui)
Já para o evento na capital paulista, os ingressos do 1º lote custam R$ 50 para todos, sócios, contribuintes e acompanhantes! Cada ingresso comprado é mais do que uma entrada para a festa: é uma forma de valorizar o esforço coletivo da categoria.
É bom lembrar que nos próximos lotes, os preços vão subir, então é melhor correr e já garantir a sua reserva!
Política de Ingressos – 1º Lote
Sorocaba e Ribeirão Preto
- Sócio ou Contribuinte: R$ 30,00
- Acompanhante: R$ 50,00
- Cada sócio pode levar até 2 acompanhantes
São Paulo
- Sócio ou Contribuinte: R$ 50,00
- Acompanhante: R$ 50,00
- Cada sócio pode levar até 2 acompanhantes
IMPORTANTE: Todos os participantes ganham um copo térmico exclusivo do evento!A iniciativa reafirma o compromisso do Sindpd com os seus trabalhadores: mobilização, unidade, cultura e valorização da categoria. Garanta sua vaga, fortaleça a nossa luta e venha fazer parte do maior evento sindical do país!
Ao se inscrever na lista de reserva do Sindpd On Fire, o sócio ou contribuinte já participa automaticamente dos sorteios do Show de Prêmios do Sindpd, que sorteia um iPhone 16, um Apple Watch e um Airpod todos os meses e que sorteará um carro 0 km no fim do ano! (Saiba mais clicando aqui)
Além disso, também participa do sorteio do aniversariante do mês, que todos os meses premia um sortudo ou sortuda com uma estadia para duas pessoas e uma criança de até 5 anos na Colônia de Férias em um Hotel na Praia do Paúba, ao lado de Maresias. (Conheça nossa Colônia de Férias clicando aqui)
(Com informações de Agência Brasil)
(Foto: Reprodução/Freepik)