Após um mês de incertezas com a tarifa de 50% imposta pelo governo de Donald Trump a produtos brasileiros, o Brasil encerrou agosto com um superávit comercial de US$ 6,1 bilhões. O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, comemorou o resultado e defendeu a estratégia de ampliar a presença brasileira em novos mercados.
“É uma vitória para o Brasil. Realizamos 16 encontros empresariais em todos os continentes. Fomos ao Vietnã, Arábia Saudita, China, Espanha, Alemanha, Japão, Angola… Isso nunca havia acontecido”, destacou Viana, lembrando que mais de 7 mil empresários participaram das iniciativas.
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Segundo ele, o país conseguiu abrir quase 410 mercados desde o início do governo, em esforço conjunto com o Ministério da Agricultura, Itamaraty e Ministério do Desenvolvimento.
Estratégias diante das tarifas
O dirigente reconheceu que o tarifaço americano afetou produtos além dos taxados, já que “as tarifas são inexplicáveis” e tiveram “componente político e não comercial”. A medida, segundo Viana, foi influenciada por ações de Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Isso gera insegurança [nos importadores]. A incerteza faz as pessoas pensarem se vale a pena manter suas relações comerciais”, avaliou.
Para reduzir impactos, a Apex busca expandir a participação brasileira em outros mercados. “Vamos aumentar nossa participação na Austrália. Dias 10 e 11 deste mês vamos para o Canadá, que compra US$ 1 bilhão de café brasileiro. A ideia é ampliar a diversificação: vender mais onde a gente já vende e identificar países sem barreira tarifária”, explicou.
Importância dos EUA
Apesar das tensões, os Estados Unidos continuam sendo considerados fundamentais. “Ninguém abre mão dos EUA. A Apex já tem um escritório em Miami e vai colocar um ponto de negociação em Washington. Não podemos desistir”, disse Viana, que acredita em pressão de setores americanos para flexibilizar as restrições.
Nesse sentido, a agência lançou um programa de R$ 240 milhões para atrair mais de mil compradores estrangeiros e apoiar empresas afetadas pelas medidas. “O [programa do governo] Brasil Soberano é um lastro para as empresas. Elas sabem que têm um apoio do BNDES para se manterem”, acrescentou.
Planos na Índia e União Europeia
Entre os novos focos, a Índia aparece como prioridade. “É o país com o maior potencial de crescimento de exportação que temos porque tem a maior população do mundo”, disse Viana. Ele revelou que, a pedido do presidente Lula, a Apex está organizando com o vice-presidente Geraldo Alckmin “o maior encontro empresarial que a gente já fez com a Índia”.
Outro avanço destacado pelo presidente da Apex foi o destravamento do acordo entre Mercosul e União Europeia. “O acordo saiu da Comissão e foi para o Conselho, com perspectiva de assinatura até o final do ano. Será o maior acordo comercial do mundo, US$ 22 trilhões, maior que o PIB da China e quase o dos EUA”, disse.
De acordo com ele, a resistência francesa foi superada com a inclusão de salvaguardas para setores sensíveis, como fundos de socorro ao agronegócio. “O presidente Lula insistiu muito politicamente, conversou com líderes europeus, com o secretário do Conselho da UE, com a presidente da Comissão Europeia. O tarifaço também colaborou para que os blocos criassem um melhor ambiente de comércio”, avaliou.
Mesmo diante dos desafios, Viana reforçou o otimismo. “Mesmo com o tarifaço sendo ruim para o Brasil, não estamos pessimistas quanto ao dia de amanhã”, concluiu.
Sindpd On Fire: agora é Sorocaba, Ribeirão Preto e capital!
A 1ª edição do Sindpd On Fire, realizada em Campinas no dia 16 de agosto, reuniu quase 3 mil sócios e contribuintes do sindicato e seus convidados e foi histórica (veja fotos do evento clicando aqui). O evento marcou o lançamento da Campanha Salarial 2026 do Sindpd, mostrando a força da dos trabalhadores de TI do estado de São Paulo.
O Sindpd On Fire promove o maior open churrasco do país, com show de Fernando & Sorocaba, muita música e diversão. Entre as várias atrações do dia, 10 sócios são sorteados para tirar fotos com uma das maiores duplas sertanejas do Brasil. (Acesse o site do Sindpd On Fire e saiba tudo clicando aqui)
Ainda serão realizadas mais três edições do Sindpd On Fire, em Sorocaba (19/10), Ribeirão Preto (26/10) e na capital paulista (15/11)! (Faça sua reserva agora clicando aqui)
1º lote tem ingresso a R$ 30!
Sócios e contribuintes do Sindpd pagam R$ 30 e acompanhantes pagam R$ 50 no 1º lote de ingressos para os eventos de Sorocaba e Ribeirão Preto. Já para o evento na capital paulista, os ingressos do 1º lote custam R$ 50 para todos, sócios, contribuintes e acompanhantes. Vale lembrar que todos os participantes ganham um copo térmico exclusivo do evento! E atenção: nos próximos lotes os preços vão subir, então é melhor correr e já garantir a sua reserva!
Cada sócio/acompanhante pode levar até 2 acompanhantes para essa festa, que além proporcionar um momento de lazer e confraternização, valoriza o esforço coletivo da categoria. A iniciativa reafirma o compromisso do Sindpd com os seus trabalhadores: mobilização, unidade, cultura e valorização da categoria. Garanta sua vaga, fortaleça a nossa luta e venha fazer parte do maior evento sindical do país!
Show de Prêmios
Ao se inscrever na lista de reserva do Sindpd On Fire, o sócio ou contribuinte já participa automaticamente dos sorteios do Show de Prêmios do Sindpd, que sorteia um iPhone 16, um Apple Watch e um Airpod todos os meses e que sorteará um carro 0 km no fim do ano! (Saiba mais clicando aqui)
Além disso, também participa do sorteio do aniversariante do mês, que todos os meses premia um sortudo ou sortuda com uma estadia para duas pessoas e uma criança de até 5 anos na Colônia de Férias em um Hotel na Praia do Paúba, ao lado de Maresias. (Conheça nossa Colônia de Férias clicando aqui)
(Com informações de g1)
(Foto: Reprodução/Freepik)