Entrou na fase final o julgamento nos Estados Unidos que pode definir o futuro da máquina de anúncios online do Google e, de quebra, redesenhar a internet como a conhecemos e os negócios que dela dependem.
Em abril, a Justiça norte-americana concluiu que o Google exerce um monopólio ilegal em duas etapas da distribuição de propaganda digital. Agora, cabe à juíza Leonie Brinkema decidir quais medidas serão tomadas para corrigir a situação e restabelecer a concorrência. O Departamento de Justiça, responsável pela ação, defende o desmembramento da empresa.
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A decisão não é simples. De um lado, a estrutura criada pelo Google foi essencial para a sobrevivência de diversos sites, especialmente os de notícias, ao liberar conteúdo gratuito. De outro, a ausência de concorrência no setor de anúncios sufocou as receitas publicitárias da imprensa.
“Esta batalha legal é o maior teste antitruste da era digital, com implicações que se estendem muito além do Google para todo o setor de big tech. É um marco histórico e um capítulo doloroso para a maior parte dos elos da cadeia num primeiro momento”, avalia Pyr Marcondes, ex-diretor da Meio e Mensagem e fundador da Macuco Tech Ventures.
O que está em jogo
Brinkema já concluiu que o Google construiu um monopólio em duas frentes: as ferramentas usadas por sites para vender espaço publicitário e o software que conecta editores a marcas interessadas em anunciar. Em maio, a juíza sinalizou a possibilidade de obrigar a empresa a vender parte dessa tecnologia, como o sistema AdX Exchange e o código-fonte das ferramentas de leilão de anúncios (DFP).
Segundo Julia Tarver Wood, advogada do Departamento de Justiça, “nada menos que um desinvestimento estrutural é suficiente para trazer mudanças significativas”.
Durante as audiências, testemunhas reforçaram o impacto do domínio do Google. Andrew Casale, CEO da Index Exchange, disse que a DFP funciona como “uma moeda extraoficial da internet”, enquanto Grant Whitmore, vice-presidente da Advance Local, afirmou que “o Google demonstrou habilidade para adaptar seu negócio de uma forma a continuamente obter benefícios”.
Possíveis impactos
O Google controla os principais mecanismos que definem, em milissegundos, quais anúncios aparecem em cada site carregado. Caso haja desmembramento, Pyr Marcondes aponta três ondas de efeitos:
• Curto prazo: sites altamente dependentes da estrutura da empresa podem enfrentar dificuldades para migrar para serviços concorrentes.
• Médio prazo: outras plataformas ganharão espaço, aumentando a concorrência.
• Longo prazo: leilões mais transparentes e custos de intermediação menores.
No Brasil, o impacto também pode ser significativo. “Os publishers, notadamente os menores, vão sofrer. Eles perdem tráfego porque perderão alcance na busca e perdem a receita que vem disso. Vão ter que se ajustar e muitos podem não resistir”, alerta Marcondes.
O argumento do Google
A big tech, por sua vez, defende soluções alternativas, como mudar regras dos leilões e abrir o código de seus softwares para compatibilidade com concorrentes. A empresa também sustenta que a publicidade na “web aberta” está em declínio, já que boa parte do investimento migrou para plataformas fechadas, como redes sociais e serviços de streaming.
Esse argumento lembra a estratégia usada em outro processo de monopólio, no qual a Justiça considerou a inteligência artificial um fator que alterou o mercado de buscas online e livrou a empresa da obrigação de vender o navegador Chrome.
Dessa vez, especialistas acreditam que a situação pode ser diferente. “O tratamento leve que o Google recebeu no caso das buscas não necessariamente vai determinar punições similares no caso das tecnologias de anúncio”, avalia William Kovacic, ex-presidente da Comissão Federal do Comércio (FTC).
Sindpd On Fire: agora é Sorocaba, Ribeirão Preto e capital!
A 1ª edição do Sindpd On Fire, realizada em Campinas no dia 16 de agosto, reuniu quase 3 mil sócios e contribuintes do sindicato e seus convidados e foi histórica (veja fotos do evento clicando aqui). O evento marcou o lançamento da Campanha Salarial 2026 do Sindpd, mostrando a força da dos trabalhadores de TI do estado de São Paulo.
O Sindpd On Fire promove o maior open churrasco do país, com show de Fernando & Sorocaba, muita música e diversão. Entre as várias atrações do dia, 10 sócios são sorteados para tirar fotos com uma das maiores duplas sertanejas do Brasil. (Acesse o site do Sindpd On Fire e saiba tudo clicando aqui)
Ainda serão realizadas mais três edições do Sindpd On Fire, em Sorocaba (19/10), Ribeirão Preto (26/10) e na capital paulista (15/11)! (Emita seu ingresso agora clicando aqui)
1º lote tem ingresso a R$ 30!
Sócios e contribuintes do Sindpd pagam R$ 30 e acompanhantes pagam R$ 50 no 1º lote de ingressos para os eventos de Sorocaba e Ribeirão Preto. Já para o evento na capital paulista, os ingressos do 1º lote custam R$ 50 para todos, sócios, contribuintes e acompanhantes. Vale lembrar que todos os participantes ganham um copo térmico exclusivo do evento! E atenção: nos próximos lotes os preços vão subir, então é melhor correr e já garantir a sua reserva!
Cada sócio/acompanhante pode levar até 2 acompanhantes para essa festa, que além proporcionar um momento de lazer e confraternização, valoriza o esforço coletivo da categoria. A iniciativa reafirma o compromisso do Sindpd com os seus trabalhadores: mobilização, unidade, cultura e valorização da categoria. Garanta sua vaga, fortaleça a nossa luta e venha fazer parte do maior evento sindical do país!
Preços especiais em caravanas para Sorocaba e Ribeirão!
Para facilitar a participação da categoria, o Sindpd reduziu ao máximo o valor dos ingressos para incentivar as empresas e os profissionais a organizarem suas caravanas para os dois eventos.
Quem organizar caravanas com 40 pessoas ou mais pagará R$ 30,00 por ingresso para todos, incluindo sócios e acompanhantes, desde que haja mínimo de 15 sócios ou contribuintes na caravana. Interessados em formar caravanas podem entrar em contato com o Sindpd através do nosso Whatsapp (clique aqui).
Com ingressos a preços populares e condições especiais para caravanas, o Sindpd On Fire reforça seu compromisso em valorizar os profissionais de TI e criar um espaço de união, alegria e celebração.
Show de Prêmios
Ao se inscrever na lista de reserva do Sindpd On Fire, o sócio ou contribuinte já participa automaticamente dos sorteios do Show de Prêmios do Sindpd, que sorteia um iPhone 16, um Apple Watch e um Airpod todos os meses e que sorteará um carro 0 km no fim do ano! (Saiba mais clicando aqui)
Além disso, também participa do sorteio do aniversariante do mês, que todos os meses premia um sortudo ou sortuda com uma estadia para duas pessoas e uma criança de até 5 anos na Colônia de Férias em um Hotel na Praia do Paúba, ao lado de Maresias. (Conheça nossa Colônia de Férias clicando aqui)
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
Sorocaba
Data: 19 de Outubro
Horário: A partir das 13h
Endereço: UZNA – Av. Liberdade, 5005 – Éden, Sorocaba – CEP 18087-170
Ribeirão Preto
Data: 26 de Outubro
Horário: A partir das 13h
Endereço: Estádio Doutor Francisco de Palma Travassos (Estádio do Comercial) – Av. Dr. Plínio de Castro Prado, 1000 – Jardim Paulista, CEP 14091-170
São Paulo
Data: 15 de Novembro
Horário: A partir das 13h30
Endereço: Parque Villa-Lobos – Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05317-020
(Com informações de TILT Uol)
(Foto: Reprodução/Freepik)