O governo federal apresentou nesta terça-feira (9) um novo aplicativo que oferece gratuitamente o conteúdo teórico para futuros motoristas. A ferramenta, chamada CNH do Brasil, integra as mudanças anunciadas para atualizar o processo de obtenção da carteira de habilitação, com o objetivo de baratear o procedimento.
A plataforma marca o fim da obrigatoriedade de carga horária mínima nas aulas teóricas das autoescolas. Agora, todo o conteúdo passa a ser ofertado dentro do aplicativo, que também substitui o antigo Carteira Digital de Trânsito (CDT), reunindo informações e serviços voltados à formação de condutores.
Leia: Sindpd defende 33% de aumento no Auxílio-Refeição para a CCT 2026/2027
Desenvolvido pelo Serpro, o app reúne uma plataforma de ensino a distância certificada, onde o candidato encontra o Curso de Formação de Condutores, dividido em quatro módulos com aulas online. O material inclui vídeos, apostilas e outros conteúdos multimídia. Ao final, o aluno pode realizar um simulado oficial baseado no banco nacional de questões.
Além disso, o aplicativo oferece um curso voltado a instrutores, com módulos próprios, avaliação online e emissão de certificado com QR Code VIO. A versão digital da CNH também passa a ser disponibilizada diretamente pela ferramenta, assim como os documentos de veículos.
Acompanhamento de todo o processo
Para quem busca a primeira habilitação, o processo começa dentro do app. É possível fazer o requerimento digital, acompanhar cada etapa e receber notificações sobre biometria e exame médico, que seguem exigidos.
O aplicativo também permite verificar a emissão da Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), requisito para iniciar as aulas práticas, e localizar instrutores credenciados em qualquer região do país. O registro das aulas ficará visível no próprio sistema, ampliando a transparência.
Disponibilidade
O CNH do Brasil já pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store (Android) e na App Store (iOS). Para acessar o curso e os demais serviços, é necessário entrar com uma conta Gov.br.
Segundo o Ministério dos Transportes, as novas regras podem reduzir em até 80% o custo final para tirar a CNH — um processo que, em alguns municípios, pode chegar a R$ 5 mil
(Com informações de Tecmundo)
(Foto: Reprodução/Freepik)
