Amdocs – A Maratona Tech Por Elas, promovida pelo Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores Em Tecnologia da Informação de São Paulo), realizou mais uma atividade voltada ao fortalecimento das trabalhadoras de TI, desta vez com a palestra “Aprimorando a empatia: a ponte entre pessoas, ideias e resultados”, direcionada às profissionais da Amdocs.
A diretora Priscila Sena, coordenadora da Maratona, também destacou o compromisso da entidade com a equidade de gênero e valorizou a participação das trabalhadoras. “Queria também agradecer o tempo de vocês e desejo que a gente tenha uma excelente palestra. Amanhã será nosso último dia na maratona e foi um sucesso. Fica o convite para estar com a gente no dia 28”, disse.
LEIA: Lideranças na TI, debates, sorteio e show marcam programação do Techday; participe!
A condução da palestra ficou por conta de Maria Auxiliadora Camargo, pedagoga e psicanalista, que apresentou conceitos e práticas sobre empatia no ambiente corporativo. Entre os objetivos do encontro estavam compreender a importância da empatia no trabalho, desenvolver habilidades de comunicação e aplicar técnicas práticas no dia a dia.
Durante a apresentação, Maria Auxiliadora explicou que a empatia é a capacidade de compreender e compartilhar sentimentos, emoções e perspectivas de outras pessoas, podendo se manifestar de forma cognitiva, emocional ou compassiva. “A empatia é um ponto fundamental no conceito de inteligência emocional e na comunicação não violenta”, destacou.
LEIA: Confirme presença no Techday e concorra a iPhone 17; vagas limitadas!
A palestrante também apresentou caminhos práticos para desenvolver essa habilidade, como a escuta ativa, a observação das emoções, a comunicação clara e o autoconhecimento. Segundo ela, existem princípios que orientam uma comunicação mais empática: “Observação sem julgamento – muitas vezes observamos já julgando. Sentimento – expressar de forma clara e honesta, com delicadeza. Necessidade – quando identificamos a necessidade do momento, percebemos as outras pessoas da mesma forma”, completou.
Entre os principais benefícios da empatia no ambiente corporativo, foram destacados a melhora na comunicação, o fortalecimento das relações interpessoais, o aumento do engajamento e da produtividade, além da facilitação na resolução de conflitos. A prática também contribui para a criatividade, inovação, inclusão e uma liderança mais eficaz.
LEIA: Techday terá grande show de encerramento com Nick Maia; últimas vagas!
“Quando trabalhadores se percebem vistos, respeitados e acolhidos, isso gera uma segurança emocional, sensação de autoconfiança e afasta colaboradores de ansiedades e preocupações”, afirmou Maria Auxiliadora.
Ao final, a palestrante reforçou a importância de olhar para o outro com mais sensibilidade. “Empatia é perceber que cada pessoa carrega batalhas que você não vê”, concluiu.
As participantes também compartilharam percepções sobre o tema. “Poder ajudar é sempre bom! Empatia faz parte para que a relação seja gratificante, seja na amizade, entre um casal etc”, comentou uma trabalhadora.
Outra trabalhadora destacou: “A empatia faz toda diferença nas relações e seus reflexos na saúde mental são gigantes. Quando as pessoas se sentem tratadas como seres humanos que são, se sentem muito melhor, sabendo que nem sempre terão dias ensolarados, mas que mesmo nas tempestades, podemos ter segurança”.
Techday
Encerrando a Maratona Tech Por Elas, no dia 28 de março, o Sindpd realizará o Techday Por Elas, um evento presencial dedicado às mulheres, com palestrantes renomadas e painéis sobre temas estratégicos para o setor de TI e o empoderamento feminino. O encontro acontecerá no Hotel Wyndham Garden, na região de Santana, na capital paulista, a partir das 9h.
>> Inscreva-se para o Techday clicando aqui e garanta já sua vaga!
Além de toda essa experiência, o Sindpd vai presentear as participantes com o sorteio de um iPhone 17. Mas atenção: o sorteio será realizado apenas para quem estiver presente no evento – mais um motivo para as trabalhadoras de TI não perderem esse momento especial. Epara fechar esse dia incrível, as participantes poderão curtir ainda um super show com a cantora e compositora Nick Maia!
O Techday é totalmente gratuito e exclusivo para sócias e contribuintes do Sindpd, que também oferecerá almoço e café da manhã para as trabalhadoras presentes.
Dúvidas, sugestões e outras colaborações podem ser encaminhadas pelo WhatsApp: (11) 3823-5600.
Serviço:
Techday
Data: 28/03/2026
Horário: 09h às 17h
Local: Hotel Wyndham Garden
Endereço: Av. Luiz Dumont Villares, 400 – Santana, São Paulo/SP – CEP: 02085-000
