A recente viralização do vídeo “Adultização”, do influenciador Felipe Bressanim Pereira, o Felca, causou um debate nacional sobre a proteção de crianças e adolescentes contra a exposição inadequada na internet. Diante da repercussão, o governo federal e o Congresso Nacional anunciaram esforços para criar e aprovar leis que punam a exploração da imagem de menores nas redes sociais.
No vídeo, Felca denuncia a prática de monetização por meio da exposição de crianças em conteúdos com conotação sexual. Ele destaca casos como o do produtor Hytalo Santos, responsável por um reality show digital em que menores aparecem em situações como beijos e danças com conotação sexual.
LEIA: Últimos ingressos para o Sindpd On Fire Campinas! Garanta seu lugar!
Felca também demonstrou como os algoritmos das plataformas promovem rapidamente esse tipo de conteúdo, amplificando seu alcance e incentivando a criação de mais materiais semelhantes.
Em resposta à pressão social, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos/PB), afirmou que o Legislativo está mobilizado para tratar do tema com urgência. Segundo ele, há diversos projetos protocolados na Casa voltados à proteção digital de menores, e uma reunião com líderes partidários está marcada para definir quais propostas avançarão para votação. “Esse é um tema urgente, que toca no coração da nossa sociedade”, disse em suas redes sociais.

O governo federal também se posicionou sobre o assunto. Rui Costa, ministro da Casa Civil, anunciou a intenção de enviar ao Congresso um projeto de lei para regulamentar as redes sociais, atribuindo responsabilidade às plataformas digitais pela circulação de conteúdos criminosos.
O ministro criticou o papel das empresas, que, segundo ele, lucram com a disseminação de conteúdos prejudiciais à saúde mental e física de crianças, adolescentes e mulheres. “Não podem ganhar dinheiro facilitando o crime”, defendeu em entrevista à rádio Alvorada FM, da Bahia.
As denúncias trazidas por Felca ainda alertam para o perigo de predadores sexuais que atuam nos comentários das publicações, indicando links e canais em aplicativos para troca de material ilícito envolvendo menores.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd-SP começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, no dia 16 de agosto! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
Promoções para o Sindpd On Fire
Para tornar esse dia ainda mais especial, preparamos duas promoções imperdíveis para sócios e contribuintes do Sindpd.
No dia 10 de agosto, comemora-se o Dia dos Pais e pensando nisso, o sindicato lançou a promoção para que seu pai curta um churrasco de graça na conta do Sindpd. Se você é sócio ou contribuinte do sindicato, pode levar seu pai de graça para curtir o evento com você. (Saiba mais aqui)
Além disso, pensando na comodidade dos participantes e em estimular a presença de sócios e contribuintes no Sindpd On Fire Campinas o Sindpd está avaliando a viabilidade de oferecer transporte gratuito para os inscritos no evento. A proposta é organizar ônibus que partam de diferentes pontos estratégicos, de acordo com a demanda. (Saiba mais aqui)
Outra iniciativa é a Caravana Sindpd On Fire, que visa fortalecer o espírito coletivo e facilitar a participação dos profissionais de TI da região no evento: grupos de 20 ou mais pessoas garantem o valor de R$ 50 por entrada, incluindo convidados! Monte o seu grupo e entre em contato com o Sindpd pelo WhatsApp (11) 3823-5600. (Saiba mais aqui)
Sindpd On Fire Campinas
Local: Fazenda Santa Margarida – Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
Filie-se: https://sindpd.org.br/seja-socio/
Cadastro de Contribuinte: https://contribuinte.sindpd.org.br/
Inscreva-se e emita o seu ingresso agora: https://bee.fenati.org.br/
(Com informações de Tecmundo)
(Foto: Reprodução)