A adoção da inteligência artificial (IA) está ganhando espaço no Brasil. É o que revela a primeira edição da Responsible AI Pulse Survey, pesquisa global realizada pela EY em mais de 20 países. O levantamento mostra que 28% dos executivos brasileiros de alto nível já implementaram soluções de IA em suas companhias, enquanto outros 28% estão em fase de integração.
Além disso, 45% afirmam que a tecnologia já está presente na maioria das iniciativas e em processo de aprimoramento para transformar os negócios. Os números acompanham a tendência internacional.
Leia: Confira as fotos da 1ª edição do Sindpd On Fire, em Campinas!
Entre os executivos globais, 31% disseram que suas organizações contam com soluções de IA totalmente integradas e escaláveis, enquanto 41% afirmaram que a tecnologia está incorporada em grande parte das operações e segue em evolução.
Segundo Andrei Graça, sócio-líder de Inteligência Artificial e Dados da EY Brasil, a implementação da IA é “uma jornada multifacetada e complexa”, que exige bases tecnológicas robustas, governança sólida e capacitação contínua dos colaboradores.
Para ele, métricas de controle, qualidade dos dados e atenção à privacidade e ética são aspectos fundamentais para garantir resultados consistentes.
O estudo também revelou dificuldades na construção de modelos de governança. 68% dos executivos brasileiros reconhecem que essa é uma barreira em suas organizações, e 45% avaliam que as estratégias atuais para lidar com riscos tecnológicos ainda são insuficientes.
Diferença de percepções
Outro destaque do levantamento é o contraste entre a visão das companhias e a dos consumidores. Enquanto 57% dos executivos acreditam estar alinhados às expectativas do público, uma pesquisa paralela da EY com mais de 15 mil consumidores em 15 países aponta preocupações distintas.
Para a população, os maiores riscos estão ligados a questões éticas e sociais. 67% temem que a IA se torne incontrolável sem supervisão humana e 80% acreditam na possibilidade de informações falsas produzidas pela tecnologia serem levadas a sério.
Entre os executivos, esses índices caem para 55% em ambos os casos. Além disso, 62% dos consumidores demonstraram preocupação com impactos negativos da IA sobre pessoas vulneráveis, contra apenas 35% dos C-levels.
O levantamento também destacou o protagonismo dos CEOs. Eles se mostraram mais atentos às preocupações do público em relação ao uso responsável da tecnologia e menos inclinados a superestimar a maturidade de governança de suas empresas.
Segundo o estudo, três passos são essenciais para avançar no uso da IA de forma responsável: ouvir os consumidores, agir com responsabilidade desde a concepção até a implantação das soluções e comunicar de forma transparente as práticas adotadas — não apenas como vitrine de projetos, mas como diferencial competitivo.
Sindpd On Fire: agora é Sorocaba, Ribeirão Preto e capital!
A 1ª edição do Sindpd On Fire, realizada em Campinas no dia 16 de agosto, reuniu quase 3 mil sócios e contribuintes do sindicato e seus convidados e foi histórica (veja fotos do evento clicando aqui). O evento marcou o lançamento da Campanha Salarial 2026 do Sindpd, mostrando a força da dos trabalhadores de TI do estado de São Paulo.
O Sindpd On Fire promove o maior open churrasco do país, com show de Fernando & Sorocaba, muita música e diversão. Entre as várias atrações do dia, 10 sócios são sorteados para tirar fotos com uma das maiores duplas sertanejas do Brasil. (Acesse o site do Sindpd On Fire e saiba tudo clicando aqui)
Ainda serão realizadas mais três edições do Sindpd On Fire, em Sorocaba (19/10), Ribeirão Preto (26/10) e na capital paulista (15/11)! (Faça sua reserva agora clicando aqui)
1º lote tem ingresso a R$ 30!
Sócios e contribuintes do Sindpd pagam R$ 30 e acompanhantes pagam R$ 50 no 1º lote de ingressos para os eventos de Sorocaba e Ribeirão Preto. Já para o evento na capital paulista, os ingressos do 1º lote custam R$ 50 para todos, sócios, contribuintes e acompanhantes. Vale lembrar que todos os participantes ganham um copo térmico exclusivo do evento! E atenção: nos próximos lotes os preços vão subir, então é melhor correr e já garantir a sua reserva!
Cada sócio/acompanhante pode levar até 2 acompanhantes para essa festa, que além proporcionar um momento de lazer e confraternização, valoriza o esforço coletivo da categoria. A iniciativa reafirma o compromisso do Sindpd com os seus trabalhadores: mobilização, unidade, cultura e valorização da categoria. Garanta sua vaga, fortaleça a nossa luta e venha fazer parte do maior evento sindical do país!
Preços especiais em caravanas para Sorocaba e Ribeirão!
Para facilitar a participação da categoria, o Sindpd reduziu ao máximo o valor dos ingressos para incentivar as empresas e os profissionais a organizarem suas caravanas para os dois eventos.
Quem organizar caravanas com 40 pessoas ou mais pagará R$ 30,00 por ingresso para todos, incluindo sócios e acompanhantes, desde que haja mínimo de 15 sócios ou contribuintes na caravana. Interessados em formar caravanas podem entrar em contato com o Sindpd através do nosso Whatsapp (clique aqui).
Com ingressos a preços populares e condições especiais para caravanas, o Sindpd On Fire reforça seu compromisso em valorizar os profissionais de TI e criar um espaço de união, alegria e celebração.
Show de Prêmios
Ao se inscrever na lista de reserva do Sindpd On Fire, o sócio ou contribuinte já participa automaticamente dos sorteios do Show de Prêmios do Sindpd, que sorteia um iPhone 16, um Apple Watch e um Airpod todos os meses e que sorteará um carro 0 km no fim do ano! (Saiba mais clicando aqui)
Além disso, também participa do sorteio do aniversariante do mês, que todos os meses premia um sortudo ou sortuda com uma estadia para duas pessoas e uma criança de até 5 anos na Colônia de Férias em um Hotel na Praia do Paúba, ao lado de Maresias. (Conheça nossa Colônia de Férias clicando aqui)
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
(Com informações de TI Inside)
(Foto: Reprodução/Freepik)