A Meta, empresa dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, anunciou que passará a usar as interações dos usuários com sua inteligência artificial para personalizar anúncios e recomendar conteúdos. Além disso, esses dados também contribuirão para o aprimoramento de seus sistemas de IA.
As mudanças constam da nova política de privacidade da companhia, que começa a valer em 16 de dezembro de 2025.
LEIA: Participe da assembleia de pauta e concorra a dois iPhones 17
A empresa informou ainda que as interações com a IA e as informações públicas de perfis do Threads serão utilizadas no treinamento de seus modelos de inteligência artificial. Os usuários, no entanto, terão a opção de impedir o uso dessas informações.
A decisão representa uma atualização da política adotada pela Meta em 2024, quando a empresa começou a empregar fotos e publicações públicas do Instagram e do Facebook para treinar seus sistemas de IA.
Na época, a medida gerou críticas do Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), que acusou a companhia de falta de transparência e de não comunicar os usuários com antecedência sobre o uso de seus dados.
Inicialmente, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) suspendeu a política. Cerca de dois meses depois, a medida foi liberada, após a Meta se comprometer a adotar mecanismos que garantissem mais clareza sobre o uso das informações.
Como impedir uso de seus dados
De acordo com a Meta, os usuários podem se opor ao uso de suas informações públicas – como postagens, fotos e comentários – para o aprimoramento de modelos de inteligência artificial.
O procedimento pode ser feito por meio de um formulário online: basta clicar no link indicado pela empresa, inserir o e-mail vinculado à conta e selecionar “Enviar”. Há também um campo opcional para explicar de que forma o uso dos dados pode afetar o usuário.
Após o envio, a Meta encaminha um e-mail confirmando que as informações daquele perfil e de outras contas associadas não serão utilizadas no treinamento da IA. Quem já havia solicitado anteriormente a exclusão de seus dados desse processo não precisa reenviar o pedido.
Sindpd On Fire chega a São Paulo!
A 1ª edição do Sindpd On Fire, realizada em Campinas no dia 16 de agosto, reuniu quase 3 mil pessoas e foi histórica (veja fotos de Campinas clicando aqui). No dia 19 de outubro foi a vez de Sorocaba ser palco dessa grande festa, reunindo cerca de 2.500 participantes (veja fotos de Sorocaba clicando aqui). No domingo (26/11), o Sindpd On Fire Ribeirão Preto mobilizou quase 3 mil pessoas e foi um sucesso absoluto (veja fotos de Ribeirão clicando aqui).
Agora chegou a vez de a capital paulista ser palco, no dia 15 de novembro, do maior open churrasco do Brasil, com show incrível de Fernando & Sorocaba, muita festa e mobilização da categoria! O Parque Villa-Lobos vai ficar pequeno para o maior evento sindical do país! Para facilitar a participação da categoria, o Sindpd reduziu ao máximo o valor dos ingressos, que custam R$ 50 para o evento edição final, em São Paulo.
(Acesse o site do Sindpd On Fire)
(Faça sua reserva e emita o seu ingresso agora)
Mas caravanas com 40 pessoas ou mais pagam R$ 30,00 por ingresso para todos, incluindo acompanhantes. Interessados em formar caravanas podem entrar em contato com o Sindpd através do nosso Whatsapp (clique aqui). Vale lembrar que todos os participantes recebem 1 copo térmico exclusivo do evento.
O evento é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam como acompanhantes.
Os eventos marcam o lançamento da Campanha Salarial 2026 do Sindpd, definindo as prioridades para a pauta de reivindicações para a próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), como o fim da escala 6×1 no setor e a conquista de aumento real nos salários e no VR. Mais que uma festa, o Sindpd On Fire é um ato de unidade e engajamento.
Lounge Vip
Garanta um espaço exclusivo no Lounge VIP do Sindpd On Fire. O espaço é feito sob medida para até 15 pessoas, com open food, open bar de cerveja (Heineken) e bebidas não alcoólicas e vista privilegiada para o show de Fernando & Sorocaba. Os ingressos custam R$ 300,00 por pessoa. O lounge só é vendido completo, ou seja, com as 15 pessoas (R$ 4.500).
(Garanta seu Lounge VIP agora pelo Whatsapp clicando aqui)
Show de Prêmios
Ao comprar ingresso para o Sindpd On Fire, o sócio ou contribuinte já participa automaticamente dos sorteios do Show de Prêmios do Sindpd, que sorteia um iPhone 16, um Apple Watch e um Airpod todos os meses e que sorteará um carro 0 km no fim do ano! (Saiba mais clicando aqui)
Além disso, também participa do sorteio do aniversariante do mês, que todos os meses premia um sortudo ou sortuda com uma estadia para duas pessoas e uma criança de até 5 anos na Colônia de Férias em um Hotel na Praia do Paúba, ao lado de Maresias. (Conheça nossa Colônia de Férias clicando aqui)
A iniciativa reafirma o compromisso do Sindpd com os seus trabalhadores: mobilização, unidade, cultura e valorização da categoria. Garanta sua vaga, fortaleça a nossa luta e venha fazer parte do maior evento sindical do país!
Filie-se: https://sindpd.org.br/seja-socio/
Atualização de cadastro: https://socios.sindpd.org.br/
Cadastro de contribuinte: https://contribuinte.sindpd.org.br/
São Paulo
Data: 15 de Novembro
Horário: A partir das 15h00
Endereço: Parque Villa-Lobos – Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05317-020
(Com informações de g1)
(Foto: Reprodução/Freepik)

