A Meta confirmou ao Tecnoblog a existência de uma falha que permitiu o envio de e-mails de redefinição de senha a usuários do Instagram, mesmo sem qualquer solicitação prévia. Relatos começaram a circular nas redes sociais, com diversas pessoas contando que receberam mensagens sobre recuperação ou alteração de senha inesperadamente.
De acordo com a empresa, as “pessoas podem ignorar esses e-mails”. Os relatos se multiplicaram no X (antigo Twitter) e no TikTok. O impacto também foi percebido fora das redes sociais: as buscas pelo termo “[email protected]” registraram um aumento superior a 900% no Google Trends.
Conheça a pauta do Sindpd que será negociada a partir desta quinta
Apesar disso, o Instagram afirmou que não houve qualquer comprometimento de seus sistemas e garantiu que as contas “permanecem seguras”.
Após contato do Tecnoblog, a Meta confirmou oficialmente a falha.
“Corrigimos um problema que permitia que terceiros solicitassem e-mails de redefinição de senha para alguns usuários do Instagram. Queremos tranquilizar a todos de que não houve violação em nossos sistemas e as contas do Instagram permanecem seguras. As pessoas podem ignorar esses e-mails e pedimos desculpas por qualquer confusão que isso possa ter causado”, afirmou o porta-voz da Meta.
(Com informações Tecnoblog)
(Foto: Reprodução/Freepik)