10 de Abril de 2024
Sindpd-SP lança banco de vagas para PCDs e facilita contratações no setor de TI
Iniciativa faz parte da campanha 'Empresa Legal, Inclusão Real: Cumpra a cota, faça a diferença'

O Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) deu um passo significativo para facilitar o acesso ao emprego para Pessoas com Deficiência (PCDs) no setor de TI.

Como parte da campanha "Empresa Legal, Inclusão Real: Cumpra a cota, faça a diferença" o Sindpd lançou um banco de vagas exclusivo, com objetivo de simplificar o processo de contratação para as empresas e ampliar as oportunidades para a comunidade de PCDs.

Devido a uma deficiência significativa no cumprimento das cotas para Pessoas com Deficiência (PCDs), esta iniciativa permite que os candidatos interessados se inscrevam no programa e tenham seus perfis profissionais encaminhados diretamente às empresas que oferecem posições compatíveis.

Este sistema não só agiliza o processo de encontrar candidatos qualificados mas também assegura que mais PCDs possam integrar o mercado de trabalho, em posições que antes eram de difícil acesso.

"Além de denunciar as empresas que falham em respeitar a lei, a campanha oferece soluções práticas para que as empresas se adequem e promovam a inclusão verdadeira no ambiente corporativo."

Este movimento do Sindpd-SP reflete um esforço maior para remover barreiras no emprego e garantir que os direitos e oportunidades para PCDs sejam não apenas reconhecidos, mas efetivamente praticados no setor de Tecnologia da Informação.

As empresas interessadas podem se beneficiar deste banco de vagas para encontrar candidatos aptos e comprometidos, contribuindo para um mercado de trabalho mais inclusivo e diversificado.

Um levantamento do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd-SP) aponta que quase 300 empresas não estão aderindo à legislação. Das 418 empresas de TI que se enquadram na lei de cotas, há 4.761 vagas abertas para PCDs.

Dessas, 192 empresas preencheram menos de 30% das vagas reservadas para PCDs, enquanto outras 107 não atendem à legislação de modo algum. Por isso, a campanha "Empresa Legal, Inclusão Real" está aberta a apoio, sugestões, críticas e denúncias de descumprimento da legislação vigente.

Com estas iniciativas, o Sindpd-SP reforça seu compromisso com a inclusão efetiva no mercado de trabalho e pressiona o setor de TI a se alinhar com os direitos garantidos por lei aos PCDs, promovendo um ambiente de trabalho mais diverso e igualitário.

Conhece alguém que se interesse pela causa ou possa se beneficiar com ela? Quer apoiar a campanha ou candidatar-se às vagas disponíveis? Dê um importante passo em direção à inclusão no setor tecnológico: acesse a página e inscreva-se!

(Foto: Reprodução)