12 de Abril de 2024
Sindpd promove conscientização e solidariedade com campanha 'Abril Azul' em Araraquara
Sindicato promoveu ato no Dia Mundial de Conscientização do Autismo e lançou campanha pelo cumprimento da Lei de Cotas para PCDs

Neste mês de abril, a Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) de Araraquara está empenhada em espalhar conscientização e solidariedade por meio da campanha "Abril Azul", dedicada ao Autismo. Como parte dessa iniciativa, a Regional liderada pelo Diretor Daniel Henrique Forini está distribuindo laços azuis pela cidade, destacando a importância de entender e apoiar as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Os laços azuis tornaram-se um símbolo global de apoio ao Autismo, representando a busca por compreensão, aceitação e inclusão. Ao distribuir esses laços, o Sindpd de Araraquara não só está aumentando a conscientização sobre o Autismo, mas também demonstrando solidariedade e apoio à comunidade autista.

Daniel Henrique Forini, Diretor da Regional, ressalta a relevância desta campanha: "É fundamental que todos nós estejamos envolvidos na conscientização sobre o Autismo. Por meio da campanha 'Abril Azul' e da distribuição dos laços azuis, estamos não apenas educando a comunidade, mas também demonstrando nosso apoio e solidariedade às pessoas com TEA e suas famílias".

A distribuição dos laços azuis está sendo realizada em locais estratégicos da cidade, como praças, escolas, centros comunitários e estabelecimentos comerciais parceiros. Além disso, a campanha está sendo divulgada nas redes sociais e meios de comunicação locais, alcançando um público ainda maior e incentivando a participação da comunidade.

A ação visa não apenas conscientizar sobre o Autismo, mas também inspirar atitudes positivas e inclusivas em relação às pessoas com TEA. Por meio do uso dos laços azuis, os participantes da campanha estão mostrando seu compromisso com a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos.

À medida que o mês de abril avança, o Sindpd de Araraquara continuará promovendo diversas atividades e eventos relacionados à campanha "Abril Azul", incentivando a comunidade a se envolver e a apoiar essa causa tão importante.

A distribuição dos laços azuis é um lembrete tangível do compromisso de Araraquara com a inclusão e o apoio às pessoas com Autismo. Juntos, podemos fazer a diferença, criando um ambiente mais acolhedor e solidário para todos, independentemente de suas diferenças.

Ato no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

No dia 02 de abril, o sindicato realizou um ato em frente à sede da Takoda, subsidiária da TIVIT Soluções Digitais, uma gigante no setor de TI, na Zona Sul de São Paulo, para lançar a campanha. A data do lançamento da campanha foi escolhida por ser o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, importante marco na luta pela inclusão.

A Lei Nº 12.764/2012 determinou que a pessoa que possui o Transtorno do Espectro Autista é uma Pessoa com Deficiência (PCDs) e, portanto, tem acesso à toda a legislação direcionada aos PCDs. O sindicato lançou a campanha "Empresa Legal, Inclusão Real: Cumpra a cota, faça a diferença", que buscará não apenas denunciar aquelas que não respeita a cota para PCD, mas também oferecer uma saída para as que tiverem interesse em se corrigir.

Apenas na área de TI em São Paulo há quase 300 empresas que não cumprem a cota para PCD, conforme apontou um levantamento realizado pelo Sindpd. Ao todo, há 4.761 vagas abertas para pessoas com deficiência nas 418 empresas de TI no estado que se enquadram na lei de cota. Dentre as empresas que descumprem a cota, 192 preencheram menos de 30% das vagas que deveriam ser de PCDs, enquanto outras 107 ignoram completamente a legislação.

Banco de Vagas

O Sindpd-SP deu um passo significativo para facilitar o acesso ao emprego para Pessoas com Deficiência (PCDs) no setor de TI.

Como parte da campanha, o Sindpd lançou um banco de vagas exclusivo, com objetivo de simplificar o processo de contratação para as empresas e ampliar as oportunidades para a comunidade de PCDs.

Devido a uma deficiência significativa no cumprimento das cotas para Pessoas com Deficiência (PCDs), esta iniciativa permite que os candidatos interessados se inscrevam no programa e tenham seus perfis profissionais encaminhados diretamente às empresas que oferecem posições compatíveis.

Este sistema não só agiliza o processo de encontrar candidatos qualificados, mas também assegura que mais PCDs possam integrar o mercado de trabalho, em posições que antes eram de difícil acesso.

Conhece alguém que se interesse pela causa ou possa se beneficiar com ela? Quer apoiar a campanha ou candidatar-se às vagas disponíveis? Dê um importante passo em direção à inclusão no setor tecnológico: acesse e inscreva-se na parte inferior da página!

Qualificação de profissionais PCDs

O Sindpd e a SoulCode, uma iniciativa líder em educação tecnológica, firmaram uma parceria para a formação de profissionais com deficiência (PCDs), com o objetivo de integrá-los nas crescentes demandas do mercado de TI. A parceria faz parte da campanha "Empresa Legal, Inclusão Real". Além de cobrar o cumprimento da legislação, o sindicato cria, com a parceria, uma alternativa para empresas que querem de fato se adequar à Lei de Cotas para PCD's.

Esse esforço conjunto ressalta um investimento significativo na inclusão e capacitação técnica, fornecendo aos alunos as competências necessárias para ocuparem vagas nas empresas de tecnologia. Os cursos, oferecidos gratuitamente, são uma combinação de desenvolvimento de habilidades técnicas (hard skills) e interpessoais (soft skills), juntamente com aulas de inglês técnico, dentro de uma abordagem de ensino imersivo.

Com a colaboração da SoulCode, o programa já comemora o sucesso, com mais de 20 alunos PCD's empregados, destacando a importância da diversidade na área de tecnologia: 58% dos contratados são mulheres e 47% são pretos ou pardos, mostrando o potencial de uma força de trabalho inclusiva.

A taxa de retenção impressiona: 90% dos alunos contratados mantêm suas posições, um testemunho da eficácia do programa de formação e das práticas de atração e retenção de talentos das empresas parceiras. A colaboração entre Sindpd e SoulCode reforça o papel crucial da educação no fomento de um mercado de trabalho equitativo e nas oportunidades para profissionais PCD's no setor de TI.

O sucesso do programa aponta para um futuro promissor, onde Sindpd e SoulCode continuam a pavimentar o caminho para um ecossistema de TI cada vez mais diversificado e inclusivo. As empresas que apoiam esta parceria não só têm acesso a um pool de talentos único, mas também impulsionam a mudança social e fortalecem seus próprios valores de diversidade e inclusão.

Detalhes da Proposta

Criação de Duas Turmas de Bootcamp

Uma turma para PCD's e uma exclusiva para mulheres, atendendo a necessidade de inclusão e representatividade no setor.

Capacidade de Cada Turma

Cada turma será composta por 50 alunos, totalizando 100 alunos em formação.

Definição de Carreiras

As carreiras técnicas a serem ofertadas nos bootcamps serão definidas em conjunto com os parceiros, garantindo que os cursos estejam alinhados às demandas atuais do mercado de TI.

Para mais detalhes sobre o programa e informações de como se envolver, seja como candidato ou empresa parceira, Sindpd e SoulCode convidam o público a entrar em contato através do email [email protected].