A questão central deste 1º de Maio será a luta pela redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, definido em comum acordo com as demais centrais, que lançaram um manifesto em conjunto e estão recolhendo assinaturas num abaixo assinado que irá subscrever o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº 393/01 que tramita no Congresso Nacional.
Clique aqui e veja o abaixo assinado. Por favor, imprima, colha assinaturas sua e de seus colegas e envie para o Sindpd aos cuidados de Paulo Sabóia, presidente da CGTB / SP, pelo fax: (11) 3824 5601.
A redução dos juros e do superávit primário também serão bandeiras importantes levantadas pela CGTB, no dia do trabalhador, pois reduzir os juros é privilegiar a produção e a geração de empregos. Significa ampliar os recursos do Orçamento para as obras estruturais e para os serviços públicos.
Segundo o presidente da CGTB, Antonio Neto, “a união das centrais sindicais, aprofundada na luta, garantiu uma série de vitórias, como a política de valorização do salário mínimo, que teve um aumento real de 37% entre 2002 e 2008, saltando de R$ 200,00 para R$ 415,00, a correção da tabela do imposto de renda, a defesa dos direitos trabalhistas, o reconhecimento das centrais sindicais, entre outras. Agora, precisamos ir adiante. É necessário implementar medidas que impeçam a rapinagem do fruto de nosso trabalho e o aumento da desigualdade social – que apesar do esforço e dos programas sociais do governo – persistirá enquanto houver concentração de renda. Exemplo disso é que o PIB cresceu 5,4% e a massa salarial aumentou num patamar semelhante, mas a rentabilidade das empresas atingiu 16,02% sobre o seu patrimônio líquido em 2007. O setor financeiro alcançou retorno de 19,6% e o de siderurgia e metalurgia 31,3%”.
Veja alguns dos principais eventos do Dia do Trabalhador:
São Paulo
Autódromo de Interlagos com inicio das 12 às 18 horas
Realização – CGTB e CUT
Atrações: Leci Brandão, Daniel, Pedro & Thiago, Leonardo, Guilherme & Santiago, César Menotti, Hino Nacional com João Carlos Martins e Orquestra Bachiana Jovem, César Menotti & Fabiano, Banda Domínio, Beto & Márcio, Só Modão, Cia. Do Calypso, Saia Rodada, Meninos de Goiás, André & Renato, Tradição, César & Paulinho e Mate Quente.
Itatiba – SP
Realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itatiba, o 1º de Maio na cidade é uma das grandes atividades realizadas no interior de São Paulo.
Em sua 16º edição, a festa do Dia do Trabalhador de Itatiba reúne cerca de 30 mil pessoas, que participam do ato político, shows e sorteios.
O evento será realizado na Pedreira Jaguari, localizada à rua Jundiaí, n° 328, Centro, em Itatiba-SP, das 12 horas às 18 horas.
Araraquara – SP
Em parceria com a CUT, Força Sindical, UGT e Nova Central, e apoio da Prefeitura da cidade, a CGTB realizará um show do 1º de Maio no Pavilhão da Pacira, entre as 13 e 22 horas. Cerca de 16 grupos musicais da cidade e da região se apresentarão no evento, que também contará com três grandes atrações.
São Carlos – SP
O evento em comemoração ao 1º de Maio terá como tema a Campanha pela Redução da Jornada de Trabalho e será realizado na Praça do Mercado Municipal. Contará com as seguintes atrações: Gilberto e Gilmar; Turma do Samba e João Carlos e Bruno.
Campinas – SP
A partir das 9 horas do dia 1º de maio, no Largo do Rosário, muitas atividades acontecerão no Dia do Trabalhador. Será sorteado um carro 0 Km durante o evento, que contará com a presença de diversos líderes sindicais de Campinas e região. Estão programadas várias atrações culturais para crianças e adolescentes, apresentações de muitos grupos musicais e às 18 horas, show com a dupla Gino e Geno.
Santos, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e outros municípios também terão eventos comemorativos informe-se em suas cidades.
NULL