Na última quarta-feira, dia 04, representantes das centrais sindicas se reuniarm com os ministros da Previdência, José Pimentel, e da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, e o deputado Pepe Vargas (PT-RS) para discutir sobre o fator previdenciário, uma infeliz herança do governo Fernando Henrique, que aumentou o tempo de contribuição para o trabalhador se aposentar com benefício integral.
O governo está disposto a buscar alternativas à atual condição previdenciária para que os trabalhadores não tenham que contribuir por tanto tempo como hoje prevalece, onde muitos se aposentam com menos tempo de contribuição do que o estipulado pelo fator previdenciário, e perdem parte do salário como aposentado.
Como o deputado Pepe disse na reunião, “estamos discutindo uma alternativa ao fator previdenciário, uma nova fórmula que permita que a pessoa consiga chegar a 100% do valor de sua aposentadoria e que não seja uma fórmula tão injusta e draconiana quanto a atual que, além de tudo, não preserva as contas da Previdência, já que é tão injusta que as pessoas acabam não adiando suas aposentadorias”.
Acontecerá, no próximo dia 16, uma nova reunião com o deputado Pepe Vargas (PT-RS), que buscará construir juntamente com as centrais sindicais uma proposta consensual. As audiências públicas na Câmara também terão um papel importante.
NULL