A Segunda rodada de negociação entre o Sindpd e o Sindicato Patronal, realizada hoje (20 de janeiro) na sede do Seprosp, terminou da mesma forma que a rodada anterior, ou seja, não houve a possibilidade de acordo. Luigi Nese, presidente do Seprosp, apresentou uma contraproposta de apenas 3,9% de aumento de salário. O índice – que continua muito abaixo da inflação – foi considerado indecoroso pela Comissão de Negociação do Sindpd, que o recusou prontamente.
O Sindpd se recusou a fazer uma contraproposta e considerou inaceitável o fato da Comissão de Negociação do Seprosp não se manifestar a respeito de pelo menos sete cláusulas que o sindicato considera fundamentais para manter a dignidade das condições de trabalho da categoria, como por exemplo:
– Jornada de 40 horas
– Banco de horas
– Vale refeição
– Auxílio alimentação
– Viagem à serviço
– Estabilidade na volta das férias
– PLR
Outro absurdo foi terem proposto alguns retrocessos em cláusulas já acordadas anteriormente, como por exemplo, diminuir de 5 dias para 3 as ausências legais.
Veja aqui a pauta de reivindicações que está sendo negociada. Lembre-se que esta pauta foi aprovada nas assembleias realizadas em dezembro por milhares de trabalhadores em todo o estado de São Paulo.
A discussão permaneceu emperrada, restando ao Seprosp o compromisso de repensar suas propostas e convocar a terceira rodada que tem data indicativa, a ser confirmada, para o dia 26 de janeiro de 2010.
As negociações continuam, participe e fique atento às novas definições.
Assista ao vídeo abaixo:
NULL