20 de outubro – Com um smartphone, um homem solicita um táxi que vem buscá-lo. O veículo chega sem motorista e deixa o passageiro em seu destino, seguindo pelo caminho mais curto e rápido possível, por meio de um tipo de piloto automático. Uma mulher que não anda há 18 anos pode dar uma volta no quarteirão com o auxílio de uma espécie de exoesqueleto. Uma pessoa com glaucoma pode acabar com o desconforto colocando uma lente de contato equipada com um microcomputador que ajusta a pressão do globo ocular.
Foi com essas informações que começou a reunião anual de pauta do Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação), no auditório Amazônia do hotel Renaissence, da região da av. Paulista. Silvio Meira, especialista em tecnologia, deu uma palestra multimídia sobre as mais novas tendências da área para os diretores do sindicato. A apresentação abordou a evolução da tecnologia e suas conseqüências para o mercado, os trabalhadores e as pessoas em geral. Meira ressaltou a relevância que a web (rede) passa a ter na vida das pessoas, e como isso afeta a tecnologia da informação. Ele alertou para a necessidade de estímulo a inovação para as empresas de TI e a capacitação de mão de obra, com investimento e empreendedorismo.
Segundo o presidente do Sindpd, Antonio Neto, Silvio Meira é um cientista e pesquisador envolvido com o mercado e o mundo da TI que tem plena capacidade de falar sobre os rumos do setor para um público especializado como os diretores do Sindpd.
Além da constatação da necessidade de uma filosofia de inovação para o Brasil, a sustentabilidade teve destaque na palestra, pois os centros que alimentam a rede consomem grandes quantidades de energia elétrica. Também houve ênfase nas novas funcionalidades dos softwares, que além de serem desenvolvidos para rodar em equipamentos físicos e isolados, hoje são feitos para trabalhar em plataformas conectadas em rede, como exemplo, mencionou-se o jogo colheita feliz que é um aplicativo opcional do facebook.
Após o término da apresentação foi aberto um espaço para debater as idéias com os diretores, que compartilharam suas experiências como trabalhadores da tecnologia da informação e representantes sindicais do setor.
NULL