A Dra. Zilmara David de Alencar, secretária de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, abriu a segunda sessão do Seminário de Preparação de Pauta do Sindpd com uma excelente notícia, a publicação no Diário Oficial da União do registro sindical da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Processamento de Dados, Serviços de Informática e Tecnologia da Informação (FEITTINF), assinado pelo ministro Carlos Lupi. “Hoje (20 de outubro) nasce legalmente a Federação, algo que já existia de fato, agora é de direito”, comemora Zilmara.
A criação da Federação é a consolidação dos trabalhos realizados pelas principais lideranças sindicais de algumas entidades como Sindpd (SP), Sindiesp (SP), Settaspoc (MG), Sitepd (PR), Sintipar (PR) e Sintinorp (PR). Para Antonio Neto, presidente do Sindpd, “agora temos a nossa certidão de nascimento e a Federação já nasce representando mais de 500 mil trabalhadores da classe”.
Em sua palestra, a Dra Zilmara elogiou a evolução no comportamento dos sindicatos junto ao Ministério do Trabalho. “Sentimos, lá na Secretaria, uma mudança na atitude dos líderes sindicais durante as negociações e acordos. Agora, as questões são discutidas com temas mais amplos, como políticas públicas e uma melhor democratização dos serviços a serem implementadas na melhoria das relações entre trabalhador, governo e empresas”, destacou Zilmara.
A palestrante destacou ainda o uso do Sistema Mediador, uma ferramenta disponível no site do governo que registra virtualmente todos os acordos coletivos entre sindicatos e empresas. “Mais do que simplesmente um registro formal, ele é a garantia de transparência para todos os lados da negociação, além de servir como instrumento de negociação”, enfatiza Zilmara.
O primeiro sindicato a efetuar um registro de acordo coletivo no site do governo foi o Sindpd. “Em julho de 2008 fomos pioneiros e registramos nosso documento lá. Agora, a responsabilidade por manter todos os acordos e convenções é nossa, mesmo estando disponível, de forma pública, na internet”, enfatiza Neto.
Veja o Diário Oficial da União
NULL