Mais de seis mil pessoas prestigiaram o lançamento da Campanha Salarial 2011, promovido pelo Sindpd no sábado (27/11). Antes do principal show da noite, realizado pela dupla sertaneja César Menotti & Fabiano, o presidente do Sindpd, Antonio Neto, e a apresentadora, Sabrina Sato, falaram sobre as principais conquistas da categoria neste ano, com destaque para a redução de jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Além disso, eles reforçaram as reivindicações que serão discutidas a partir do dia 2/12, na pauta das assembléias. “Este ano lutaremos por 13,41% de reajuste salarial, o índice nada mais é do que o valor da inflação somado à variação do PIB de 2010”, afirmou Antonio Neto.
O primeiro show da noite foi do grupo Sereno – que mistura dois gêneros legitimamente brasileiros, pagode e música sertaneja. É a segunda vez que a banda se apresenta na Sindfest e, assim como na estreia, colocou todos para dançar. Julinho do Sereno, vocalista do grupo, disse ao público que “vocês do Sindpd são todos guerreiros, eu sei que vocês terão mais um ano de conquistas e mais um ano de vitórias.”
Depois do Sereno, a apresentadora do Pânico na TV, Sabrina Sato, e o presidente, Antonio Neto, animaram os convidados e sortearam dois televisores e dois notebooks para os associados. Mostrando afinidade, eles enfatizaram que a categoria da tecnologia da informação é uma das únicas a conquistar a redução da jornada para 40 horas semanais e falaram sobre quais serão os principais temas da negociação da campanha salarial de 2011. “Nós achamos importante presentear os companheiros. Como não dava para todo mundo, sorteamos algumas TVs e Net books. Quem concorreu foram os sócios. Tivemos mais de 3 mil sócios na festa. Infelizmente não conseguimos ainda um local para todos que querem participar. Mas no ano que vem, vamos tentar fazer um lançamento com mais de 10 mil pessoas, para ter espaço para 1/3 dos 30 mil sócios que temos”, disse Neto.
De forma descontraída, o presidente do Sindpd fez um histórico das campanhas anteriores e destacou quais são as principais reivindicações do sindicato para o próximo ano. Segundo o presidente, para os trabalhadores em tecnologia da informação esta festa virou uma tradição, já está na 14º edição. “Este é o momento em que a categoria se reúne, se diverte, se confraterniza, mas acima de tudo avisa para o patrão que o bicho vai pegar. Que nós queremos a nossa parte pelo esforço de fazer a empresa crescer e ter lucro. E nós sabemos que este ano tiveram muito lucro, por isso vamos querer um aumento salarial no mesmo tamanho, além de PLR e outras tantas reivindicações”, salientou.
A secretária de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Zilmara David de Alencar, que este presente à Festa, disse que “criar um evento como a Sindpdfest para envolver os trabalhadores nas causas e direitos pelos quais o sindicato luta é uma iniciativa sem igual e uma demonstração de excelência da gestão do Sindpd.”
Para encerrar a 14a Sindfest, a dupla César Menotti & Fabiano incendiou o público tocando os sucessos Leilão, Caso marcado, Mensagem pra ela e Ciumenta. Além disso, lembraram de clássicos da música caipira e cantaram canções religiosas. Cesar Menotti falou aos trabalhadores “vocês são um povo de fibra e de raça. Eu sei que vocês estão unidos, aqui hoje, por um ideal comum e juntos vão conseguir o que quiserem.”
O evento ainda teve a discotecagem do DJ Tony Hits, que com a sua coleção de discos de vinil animou o início da festa. Ao som de samba-rock e funk dos anos 70, dançarinos profissionais ajudaram os convidados a dançar.
Confira a galeria de fotos:
NULL