São Paulo, 5 de abril de 2011 – A internet e as redes sociais interferiram diretamente na greve dos trabalhadores de TI. Diferente de outras categorias que se concentram em grandes locais de trabalho, os profissionais de TI se dispersam em várias empresas onde prestam serviços. É o caso da ConnectCom que está presente em mais de mil cidades brasileiras e atende clientes como Eletropaulo, Gafisa, Petrobras e Volkswagem. Apesar da descentralização da companhia, um dos setores da ConnectCom, responsável pela manutenção dos serviços da Caixa Econômica, teve 100% de paralisação. Os trabalhadores estavam em contato com o Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores de TI) e confirmaram a adesão à greve por e-mail e pelas redes sociais.
A representante do RH da ConnectCom entrou em contato com o sindicato e foi aberto um canal de negociação para que os funcionários pudessem voltar ao trabalho, porque segundo a empresa, a paralisação poderia acarretar em pesadas multas. Um acordo foi firmado e os trabalhadores conquistaram reajuste salarial de 7,5%, aumento do auxílio refeição de R$ 7,20 para R$ 12 e proposta de Participação em Lucros e Resultados (PLR). “A internet, as redes sociais, o e-mail e a interatividade pelos comentários em nosso site se tornaram ferramentas indispensáveis para unir, mobilizar e informar a categoria”, afirma Antonio Neto, presidente do Sindpd.
Em dois dias, a conta do Twitter criada pelo Sindpd, para esclarecer dúvidas sobre a greve, foi seguida por quase 2 mil pessoas. A rede social se transformou num canal estratégico de divulgação e aperfeiçoou a interação entre o sindicato e a categoria. O Sindpd transmitiu em tempo real dois dos principais acontecimentos da greve: a reunião de conciliação realizada no Ministério Público do Trabalho e a audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Em ambos os casos, a repercussão foi instantânea. Cada tweet gerava dezenas de comentários de trabalhadores, diversas dúvidas surgiram e foram sanadas pela internet.
A audiência no TRT mudou os rumos da greve. Depois de dois dias de paralisações, a Justiça fez uma proposta de conciliação e solicitou que os profissionais de TI permanecessem em estado de greve, mas voltassem ao trabalho até o julgamento do dissídio coletivo. Diante deste novo cenário, o presidente do Sindpd realizou duas rodadas de TwitCam para tirar dúvidas da categoria. Durante as duas horas de chat foram respondidas dezenas de perguntas com a participação de cerca de 400 internautas.
Mais uma vez, a rede social auxiliou a transferência de informações para a categoria. O líder do Sindpd explicou os procedimentos que devem ser tomados enquanto perdurar o estado de greve e informou os trabalhadores sobre como agir caso sejam ameaçados de demissão ou sofrendo punições onde trabalham.
Apesar de ficar abaixo das reivindicações da categoria, a proposta do TRT contempla as principais exigências dos trabalhadores como 8,05% de aumento salarial linear, vale refeição de 10 reais para toda a categoria e aplicação obrigatória da Participação em Lucros e Resultados. A sentença do julgamento está prevista para meados deste mês.
Em março, o acesso ao site do Sindpd quase dobrou em relação ao mês anterior, houve quase meio milhão de pageviews, e o grande volume de denúncias nos comentários ajudaram no planejamento de piquetes e manifestações. O sindicato disponibiliza, em seu site, vídeos de todas as negociações e também as rodadas de TwitCam.
NULL