O Brasil saltou da 61ª para a 56ª posição no ranking do Relatório Global de Tecnologia da Informação anunciado nesta terça-feira pelo Fórum Economico Mundial. Suécia e Cingapura confirmaram os dois primeiros lugares. Os países nórdicos e os tigres asiáticos mantiveram a liderança na adoção e implementação de avanços na área de comunicação e informação.
O relatório está na décima edição e desta vez analisa o potencial da Tecnologia da Comunicação e Informação (TCI) para transformar a sociedade na próxima década por meio da modernização e inovação. No caso do Brasil, o relatório afirma que o setor empresarial sofisticado e inovador ainda lidera o ranking no país, apesar dos recentes investimentos do governo.
Embora o país tenha avançado, o Fórum Economico Mundial avalia que o país ainda sofre com a falta de qualidade do ambiente do mercado e do marco regulatório. O preparo da população brasileira para adotar a TCI, segundo o Fórum, seria baixa.
A 10ª edição do ranking do Relatório Global de Tecnologia da Informação incluiu o número recorde de 138 países e adotou o tema para explorar as transformações futuras da TCI e seu impacto nas pessoas, empresas e governos nos próximos anos.
“A TCI e, especialmente, a internet, mudaram o mundo e as nossas vidas devem passar por transformações ainda mais rápidas no futuro”, afirmou Soumitra Dutta, professor de negócios e tecnologia, além de editor conjunto do relatório.
Fonte: Terra
NULL