São Paulo, 01 de Maio de 2011
Para celebrar o Dia do Trabalho, as Centrais Sindicais realizaram neste domingo o 1º de Maio Unificado. Com festas, atos políticos, shows e sorteios de prêmio, o evento reuniu cerca de 1,5 milhão de pessoas na Avenida Marquês de São Vicente (Zona Oeste). Realizado pela Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), juntamente com a Força Sindical, Nova Central, CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil), e UGT (União Geral dos Trabalhadores) teve como tema este ano o “Desenvolvimento com Justiça Social”.
A festa contou com a presença, dentre outros, do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, do secretario geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, do presidente da Câmara de Deputados, Marco Maia (PT-RS), do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do senador Aécio Neves (PSDB/MG), do vice-presidente da FSM, José Ortiz, e do dirigente do MST, João Paulo Rodrigues.
Para Antonio Neto, presidente da CGTB e do Sindpd, a comemoração do 1º de Maio reforça a união dos trabalhadores por novas conquistas. “Hoje é um dia de festa, é o dia do trabalhador, é o nosso dia. Mas também é dia de reivindicar e de protestar para dizer aos nossos governantes que queremos muito mais. Quem pensa em nos desunir está equivocado, por que unidos nós conseguimos grandes vitórias, mas ainda temos muito pela frente”, destaca. Além disso, Neto reforça ainda a necessidade de lutar contra a política de juros altos. “Nós não queremos jogar dinheiro fora com juros, temos que nos unir e mostrar que esse não é o melhor caminho. O caminho é o trabalho e o investimento na geração de empregos. Por isso, a nossa união está manifestada neste dia. Parabéns trabalhadores”, completa.
Esta é a primeira vez na história do sindicalismo trabalhista nacional que cinco centrais sindicais se reúnem para realizar uma comemoração para o feriado. O evento abordou questões importantes como a valorização do salário mínimo, redução da taxa de juros e o fortalecimento do Estado. O ato de comemoração com reflexão e luta, reforça o posicionamento de unidade das centrais, cujo principal objetivo é a defesa dos avanços sociais e fortalecimento da luta pela ampliação dos direitos dos trabalhadores.
Segundo o vice-presidente da FSM, José Ortiz, o evento é uma oportunidade dos trabalhadores mostrarem sua união. “É um motivo de alegria participar de um evento que une os trabalhadores e que apóie as principais reivindicações das Centrais e dos próprios trabalhadores. A solução para o problema dos trabalhadores é a luta para conquistar os objetivos desejados”, analisa.
Durante seu discurso o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, destacou a importância do país buscar mais direitos para os trabalhadores. “O Brasil hoje é diferente, tivemos um nordestino na Presidência que criou 15 milhões de novos postos de trabalho. E também a primeira mulher como presidenta da nossa nação. Porém outras vitórias têm que ser conquistadas. Temos um dos maiores índices de acidentes de trabalho do mundo, por isso o 1º de Maio é uma forma de organização para brigar pelos nossos direitos. Como saúde, segurança no trabalho e melhorias nos salários”, afirma.
O presidente da Câmara de Deputados, Marco Maia destaca a importância da luta no Congresso por melhorias para os trabalhadores. “Nós estaremos no Congresso Nacional serrando fileiras ao lado dos trabalhadores para travar batalhas, conquistas e vitórias em prol de toda a categoria. Precisamos e estamos brigando no Senado para melhorar a questão das terceirizações dos trabalhadores”, afirma. O senador Aécio Neves também ressaltou o fortalecimento da categoria. “Se hoje o Brasil é uma potência em franco crescimento isso é consequência do esforço do trabalhador. As Centrais sabem dialogar e fazer parcerias com o governo, mas tem autonomia suficiente para brigar pelo trabalhador”, completa. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin parabenizou os trabalhadores pelo dia. “Estamos aqui para demonstrar o compromisso com o trabalhador. Parabéns pelo 1º de Maio”, frisa.
Durante todo o dia, dezenas de artistas nacionais consagrados homenagearam os trabalhadores e suas famílias com shows gratuitos. Dentre eles, Luan Santana, Victor & Léo e Bruno & Marrone. Uma grande infra-estrutura foi montada para atender os participantes do evento. Diversos telões de alta definição e banheiros químicos foram instalados para atender o público. Mais de mil policiais ficaram responsáveis por garantir a segurança do evento, além de mil seguranças contratados pela organização. Além disso, foi realizado o sorteio de 20 carros novos e outros prêmios.
Veja mais fotos do evento:
http://www.flickr.com/photos/antonio-neto/
NULL