Governo retoma dialogo com representantes dos trabalhadores
São Paulo, 4 de agosto de 2011 – Os ministros que gerenciam o plano Brasil Maior e a presidente Dilma Rousseff se reuniram hoje (4) pela manhã com representantes das Centrais Sindicais, no Palácio do Planalto em Brasília. Durante o encontro, a presidente reiterou a importância da participação dos representantes dos trabalhadores nas decisões do governo e garantiu que isso irá ocorrer na aplicação do projeto de política industrial.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de TI (Sindpd) da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Antonio Neto, saiu confiante da reunião. “Serão criadas 25 comissões com representantes dos trabalhadores, dos empresários e do governo para gerenciar e fiscalizar o andamento do Brasil Maior. Os empresários irão receber incentivos, mas nós trabalhadores queremos contrapartidas. Mais empregos, melhores condições de trabalho e investimento no mercado nacional”, afirma Neto.
Alguns pontos discutidos na reunião indicam que o governo concorda com esse posicionamento, como a medida que permite à administração pública aceitar preços até 25% maiores nos processos de licitação para produtos e serviços nacionais ou a sobretaxa de 1,5 a 2,5% no faturamento das empresas que comercializem produtos importados, no setor têxtil, de calçados, de móveis e software.
Outro fator abordado foi a elevação do teto para as companhias que se enquadram no Simples ou no Super Simples, a divulgação do reajuste será divulgada em breve.
NULL