Para falar sobre os rumos da economia mundial e seus impactos no Brasil, Seminário de Pauta 2013, evento promovido pelo Sindpd/SP (Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo), o sindicato trouxe um palestrante de extenso currículo e conhecimento indiscutível: Antonio Delfim Netto, economista e professor.
Delfim Netto apresentou uma série de dados sobre a situação financeira atual do Brasil e do mundo, comparando com momentos anteriores. Além disso, analisou a estrutura política nacional. "O Brasil se tornou uma nação verdadeiramente republicana e democrática. Não existe país emergente com instituições mais fortes", avaliou Delfim Netto.
O palestrante falou sobre a crise internacional e criticou setores da sociedade. "Com a crise, o sistema financeiro está incomodado por que descobriu que vai ter que ganhar a vida honestamente", frisou arrancando risos da plateia. Durante a análise sobre a inflação, o economista elogiou o governo dizendo que após 25 anos os juros estão baixando. "A inflação mundial e os alimentos interferem diretamente na inflação do Brasil", comprovou Delfim com gráficos e tabelas.
Ele reiterou também que a manutenção do emprego é o objetivo de qualquer economia, e, por isso, além da economia de Mercado, é indispensável a presença do Estado. Delfim Netto explicou que a informalidade continua sendo o calcanhar de aquiles na luta pelo fortalecimento das categorias. "Independente da origem, todas as pessoas devem ter direitos. Tanto quem nasceu num quarto do Waldorf Astoria quanto quem nasceu embaixo de uma ponte no Ipiranga", explicou o economista.
Saiba mais sobre Delfim Netto:
Antonio Delfim Netto é economista e professor. Nascido em São Paulo, formou-se em 1951 pela Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). É um dos personagens mais influentes do cenário político e econômico brasileiro nas últimas décadas.
Foi secretário de Finanças de São Paulo, ministro da Fazenda, ministro da Agricultura, ministro-chefe da Secretaria de Planejamento da Presidência da República, Deputado Federal e embaixador do Brasil na França. Participou da elaboração da Constituição de 1988.
Delfim Netto tem seus artigos constantemente divulgados pela mídia nacional, e assina colunas publicadas regularmente na Revista CartaCapital, no jornal Valor Econômico e na Folha de S.Paulo. Esteve durante 11 anos entre os 10 parlamentares mais influentes do país, segundo pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
-> Clique no link abaixo e veja a apresentação do palestrante:
https://www.sindpd.org.br/
,,,,,,,,,,,,